PSOL declara apoio à candidatura de Fernando Haddad e Manuela D'Ávila
Do UOL, em São Paulo
-
Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
21.jul.2018 - Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, a chapa presidencial do PSOL em 2018
A executiva nacional do PSOL anunciou no início da noite desta segunda-feira (8) apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad, no segundo turno das eleições. Encabeçada por Guilherme Boulos, a candidatura do partido obteve 617 mil votos e ficou apenas em 10º.
"O segundo turno é a continuidade da luta contra o fascismo e o golpe. A tarefa central nesse momento é, portanto, derrotar Bolsonaro. Sua derrota abre a possibilidade de bloquear a agenda iniciada por Temer, garantir a soberania nacional e reunir condições para seguir defendendo as conquistas democráticas frente ao autoritarismo", diz o partido, em nota.
Leia também:
- Raio-X: Veja quem ganhou a eleição na sua cidade
- PSL elege 52 deputados federais e terá 2ª maior bancada; PT lidera
- Em quase todos os estados, senadores são de partidos diferentes
- Câmara supera eleições de 2010 e 2014 em índice de renovação
Contudo, o PSOL afirma ter "diferenças políticas" com o PT e que preserva sua independência. "Estaremos na campanha para derrotar Bolsonaro e eleger Haddad e Manuela defendendo a soberania nacional e os direitos da maioria de nossa gente", apontou o PSOL.
O PSOL classificou a candidatura de Boulos e sua candidata a vice, Sonia Guajajara, como "o início de um novo ciclo na esquerda brasileira". "Por isso, continuaremos a defender as causas que nenhuma outra candidatura teve a coragem de sustentar", informou a sigla.
Ainda de acordo com a posição da executiva, onde houver segundo turno para os governos estaduais, a orientação à militância é de a apoiar nomes que se oponham publicamente ao projeto de Bolsonaro.
"O PSOL compreende que a luta para derrotar Bolsonaro no segundo turno é para defender e ampliar direitos e não para negociá-los. Seguiremos enfrentando privilégios e lutando para que o povo ocupe o centro das decisões. Só assim será possível garantir um ciclo de esperança, justiça, igualdade e soberania no Brasil", complementou.
O PSOL dobrou o número de parlamentares na eleição deste ano. Em 2014, foram eleitos cinco deputados federais. Neste ano, foram 10.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
-
STF quer pacto nacional com futuro presidente para garantir governabilidade
-
Bolsonaro supera Haddad em 91% das cidades com mais de 500 mil habitantes
-
-
Boletim de Urna em que votos de Haddad superam total de eleitores é falso
-
"Nem PT, nem Bolsonaro", diz FHC sobre apoio no segundo turno
-
Bolsonaro rebate Haddad sobre carta compromisso e o chama de "canalha"
-
Distância de Lula pode ser solução para Haddad, diz cientista político