Ibope Rio: Witzel tem 60% dos votos válidos e Paes, 40%

Do UOL, no Rio

  • Pablo Jacob/Agência O Globo

    17.out.2018 - Os candidatos ao governo do Rio Eduardo Paes e Wilson Witzel

    17.out.2018 - Os candidatos ao governo do Rio Eduardo Paes e Wilson Witzel

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) mostra o candidato do PSC Wilson Witzel 20 pontos percentuais à frente de Eduardo Paes (DEM) na disputa de segundo turno pelo governo do Rio de Janeiro. Witzel registrou 60% dos votos válidos, e Paes, 40%, segundo o instituto.

O critério dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. No total de votos, Witzel tem 51% e Paes 34% --os votos brancos e nulos são 9% e os que não sabem ou não responderam, 5%.

Essa foi a primeira pesquisa de intenções de voto para governador do segundo turno da eleição no Rio.

O Ibope entrevistou 1.512 pessoas entre os dias 15 e 17 de outubro. A pesquisa, contratada pelo grupo Globo a um custo de R$ 106.886,90, foi registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o número RJ-04021/2018.

Rejeição e potencial de voto

O índice de confiança estimado é de 95% e a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Segundo o levantamento, 48% dos entrevistados disseram que não votariam em Paes de jeito nenhum.

O instituto ainda informou ter constatado que 21% dos pesquisados votariam no candidato do DEM; 18% poderiam votar; 11% não o conheciam o suficiente para opinar e 2% não souberam ou preferiram não responder.

Em relação a Witzel, o índice de rejeição aferido foi de 18%. Outros 40% disseram que votariam nele; 14% poderiam votar; 26% não o conheciam o suficiente para opinar e 2% não souberam ou preferiram não responder.

No primeiro turno da votação, realizado no último dia 7, Witzel teve 41,28% dos votos (índice que correspondeu a mais de 3,1 milhão de votos) e Paes 19,56% (mais de 1,4 milhão de votos).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos