Análise: o sistema político que controlava o Rio de Janeiro derreteu

Do UOL, em São Paulo

Uma das eleições mais surpreendentes no pleito deste ano foi a de Wilson Witzel (PSC), que até pouco tempo atrás era desconhecido da população, para o governo do Rio de Janeiro. Para o blogueiro do UOL Josias de Souza, a vitória do candidato indica a derrota do sistema político que até então controlava o estado.

"O Eduardo Paes (está) com todo o peso da parceria que ele estabeleceu com Sérgio Cabral, que está na cadeia com mais de cem anos de condenação. O Rio derreteu, o sistema político que controlava o Rio de Janeiro derreteu e aí deu esse juiz, que foi conhecido no segundo turno. O eleitorado conheceu o juiz minimamente no segundo turno".

O cientista político Claudio Couto, no entanto, demonstra preocupação com a eleição de Witzel. Ele tem dúvidas se o governador eleito conseguirá lidar com a falência do estado do Rio e com os problemas da segurança pública.

"Embora a violência seja um problema efetivo no Rio e, desse ponto de vista ele se vincula muito fortemente a ela, há uma questão de fundo que afeta inclusive o problema da violência que é a falência do estado do Rio de Janeiro. E quanto a isso, ele não se mostrou exatamente alguém com uma formulação capaz de lidar com esse tipo de problema. O que mostra que ele pode talvez fazer uma coisa que desse ponto de vista irá chover no molhado, e uma trágica chuva no molhado, que é dar mais licença ainda para a polícia continuar matando as pessoas, isso não resolve violência como a gente já sabe".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos