Toffoli afirma que próximo presidente terá de respeitar a Constituição

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

  • Antonio Temoteo/UOL

    Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli vota em Brasília

    Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli vota em Brasília

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, votou na manhã deste domingo (28) em uma escola em Brasília. Em rápido pronunciamento após votar, Toffoli afirmou que o futuro presidente terá como seu primeiro ato jurar a Constituição e cumprir o artigo terceiro da Constituição Federal.

"O artigo terceiro diz o seguinte: constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, primeiro, construir uma sociedade livre, justa e solidária. Segundo, garantir o desenvolvimento nacional. Terceiro, erradicar a pobreza e a marginalização. E reduzir as desigualdades sociais e regionais", disse. 

Leia também:

Toffoli detalhou que o presidente eleito deve promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de descriminação. Além disso, ele declarou que o futuro presidente deve respeitar as instituições, a democracia, o estado democrático de direito, o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e o Poder Legislativo. "E também garantir a pluralidade política, como está na Constituição, respeitando também a oposição que se formará. Aqueles que não lograrem êxito devem ser respeitados também, porque a sociedade tem suas forças distintas e o somatório é que forma uma nação. Está é a mensagem", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos