Ministra da Comunicação, Helena Chagas, entrega cargo a Dilma; porta-voz assume
A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social, entregou nesta sexta-feira (31) pela manhã à presidente Dilma Rousseff pedido de afastamento do cargo. No começo da tarde, o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, foi anunciado pela presidente como substituto dela.
Dilma anuncia primeiras mudanças da reforma ministerial
O governo já estava descontente com a atuação da pasta por considerar que a Secretaria de Comunicação não dava espaço suficiente às mídias alternativas, como Facebook e Twitter, importantes canais de diálogo com os jovens e considerados estratégicos em ano eleitoral, além de não ter dado mais visibilidade à administração federal. Segundo um interlocutor do Palácio do Planalto, veículos alternativos de imprensa, ligados ao PT, se queixavam da falta de verba do governo federal e isso também contribuiu para o desgaste.
Na carta de demissão, a ministra agradece pela confiança e diz que “foi um período de significativas realizações do seu governo, cuja divulgação se deu com todo o entusiasmo e engajamento desta secretaria”.
Para o lugar de Mercadante, será alçado José Henrique Paim Fernandes, até então secretário-executivo do órgão.
Na Saúde, a vaga de Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, será ocupada por Arthur Chioro, que comandava a secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (Grande SP).
Traumann tomará posse na segunda-feira (3), ao lado dos novos titulares de Mercadante, Chioro e Paim.
Antes de ingressar no governo, Traumann, 46, trabalhou em veículos como a “Folha de S.Paulo” e as revistas "Veja" e "Época".
Em 2011, virou assessor do então ministro Antonio Palocci na Casa Civil e, com a saída do petista do governo, passou a assessorar a ministra Helena Chagas, na Comunicação Social. No ano seguinte, foi nomeado porta-voz da Presidência.
A pasta que Traumann passa a gerenciar é uma das mais estratégicas em ano eleitoral por coordenar a liberação de verbas oficiais de publicidade do governo.
Em nota sobre a demissão de Chagas, Dilma “agradeceu a dedicação e os relevantes serviços prestados ao país” pela ex-ministra, que ficou no comando da Comunicação nos últimos três anos.
Leia a íntegra da carta entregue por Helena Chagas:
Brasília, 30 de janeiro de 2014
Exma. Sra. Presidenta da República,
Conforme entendimentos anteriormente mantidos, formalizo a V.Exa. meu afastamento do cargo de Ministra de Estado – Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Na oportunidade, expresso meus agradecimentos pela oportunidade que me foi dada de servir ao país e pela confiança depositada por V. Exa. em mim e na equipe que me acompanhou, nos três anos que tive a honra de ocupar o posto do qual ora me desligo.
Foi um período de significativas realizações do seu governo, cuja divulgação se deu com todo o entusiasmo desta Secretaria. O critério da mídia técnica, que herdamos do governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva e que soubemos preservar e aprimorar, propiciou a oportuna e equilibrada publicidade governamental de tais ações públicas, trazendo ao cidadão informação clara e objetiva a respeito de veículos aptos a receber investimentos de mídia foi significativamente ampliado, dentro de um processo de regionalização e democratização da publicidade oficial sem precedentes. São hoje 9.963 veículos cadastrados em todos os estados.
Acredito ter contribuído, com meu trabalho e com o esforço dos servidores da Secom, para a imagem positiva que V. Exa. E seu governo têm junto aos brasileiros, como justo reflexo do desempenho da gestão pública nesses três anos em que tive o privilégio de compor seu Ministério.
Sem mais para o momento, aproveito a oportunidade para reiterar minha mais alta estima e consideração.
Respeitosamente,
Helena Chagas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.