Após partido deixar governo, Collor sai do PTB e diz que 'volta para casa'
O senador por Alagoas Fernando Collor de Mello anunciou, nesta quinta-feira (31), que se filiou ao PTC. O ex-presidente estava antes no PTB, mas decidiu deixar o partido após o anúncio de desembarque do governo federal.
O senador disse ainda que recebeu convites de legendas neste período. Mas a filiação dele foi anunciada como uma "volta pra casa", como ele mesmo declarou pelo Facebook. O partido é presidido pelo mesmo pelo mesmo líder do PRN ao qual foi eleito presidente em 1989. Foi o PRN que deu origem ao PTC.
"Pesou na decisão a identidade programática e a relação histórica com dirigentes nacionais da legenda, como o presidente Daniel Tourinho. O partido, com o número 36, sucedeu o antigo PRN, sigla pela qual Collor elegeu-se presidente da República, em 1989", disse o senador, em comunicado oficial.
PTC, O NOVO PARTIDO DE COLLOR - Senador Collor já está filiado ao Partido Trabalhista Cristão. Após análise de vários...
Publicado por Fernando Collor em Quinta, 31 de março de 2016
Collor havia anunciado sua saída do PTB no dia 18 de março, em comunicado também pelas redes sociais.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o partido tem 182 mil filiados no país. O PTC, porém, não tem deputados federais e, até a filiação de Collor, não possuía senador.
Após a renúncia em 1992, Collor retornou à política como filiado do PRTB, partido de Levy Fidelix, em 2000. Por ele, se elegeu senador por Alagoas em 2006; logo após tomar posse no Senado, entrou no PTB.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.