Topo

Protesto no Congresso contra PEC do Teto tem carro virado e detenções

Manifestação começou pacífica, tomando grande parte da esplanada

UOL Notícias

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

29/11/2016 18h11Atualizada em 29/11/2016 23h07

Cerca de 10 mil pessoas participaram no fim da tarde desta terça-feira (29), no gramado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, de uma manifestação contra a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto de Gastos que terminou em confronto, depredação e detenções.

Segundo a Polícia Militar, quatro pessoas foram detidas nesta noite. Segundo o governo do Distrito Federal, cinco ocorrências de dano ao patrimônio foram registradas na Polícia Federal.

O MEC (Ministério da Educação) foi um dos alvos de depredação --segundo a assessoria de imprensa da pasta, um grupo invadiu o prédio e quebrou portas, câmeras de segurança e caixas eletrônicos. Os manifestantes chegaram até o segundo andar, antes de serem retirados pela PM. O clima foi de "terror", segundo o ministro, Mendonça Filho.

Os manifestantes viraram dois carros que estavam estacionados em frente ao edifício. Um dos veículos é da TV Record e o outro pertence à família de um policial legislativo que trabalha na Câmara. Os carros tiveram vidros quebrados e partes externas danificadas. Há registro de, pelo menos, dois carros incendiados.

O movimento começou por volta das 16h --participavam do ato estudantes, representantes de centrais sindicais, de movimentos de trabalhadores sem-terra e de organizações ligadas às universidades federais, além de grupos indígenas. Eles protestavam em frente ao Congresso.

Por volta das 18h, a polícia começou a lançar bombas de efeito moral em direção aos manifestantes. Com isso, os participantes do ato recuaram para a parte superior do gramado, afastando-se do prédio da Câmara e do Senado em direção à saída da Esplanada. Já eram 19h20, quando a Polícia Militar voltou a lançar bombas de gás contra os manifestantes --a reportagem do UOL, que acompanhava a movimentação, não registrou nenhum incidente ou violência que motivasse o ataque da polícia uma vez que grupo estava reunido pacificamente ao lado do carro de som na Catedral.

A reportagem avistou ao menos duas pessoas caídas no gramado próximo à Catedral à espera de atendimento. Manifestantes começaram a chamar em coro por uma ambulância. Pouco depois, a polícia voltou a lançar bombas de gás.

Deputados discordam sobre atuação da polícia

Deputados do PT que acompanhavam a manifestação criticaram a atitude da PM. "Eles já estavam preparados pra fazer esse massacre. [Foi] premeditado", disse a deputada Benedita da Silva (RJ). "Nunca teve uma repressão tão grande quanto essa no Congresso", afirmou Carlos Zarattini (SP).

Dentro do plenário da Câmara, que planeja votar o pacote anticorrupção, ao menos dois deputados foram ao microfone para comentar a atuação da polícia na manifestação. O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) pediu que o plenário fizesse uma intervenção "pela paz e pelo diálogo" e que a polícia parasse de jogar bombas contra os manifestantes. "Eu mesmo tive minha vista embaçada por gás de pimenta", afirmou Braga, pedindo que os colegas evitassem "uma tragédia" na frente da Casa.

Em resposta, o deputado Major Olímpio Gomes (SD-SP) afirmou que foi a ação da polícia que estaria evitando uma tragédia. "Tivemos flechas, pedras, bolas de gude jogadas", afirmou Major Olímpio. "Só [por isso] tivemos o uso da mobilização do Choque."

PEC do Teto

A PEC do Teto limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. O projeto deve ser votado nesta terça-feira (29), em primeiro turno, no plenário do Senado.

Em 10 de outubro, a matéria foi aprovada em primeiro turno na Câmara, com 366 votos favoráveis, 111 contrários e mais duas abstenções. Quinze dias depois, a proposta passou por uma segunda votação, como determina a legislação, sendo novamente aprovada. Foram 359 votos a favor, 116 contra e duas abstenções. (Com Estadão Conteúdo)