Topo

Morre Teori Zavascki, ministro do STF; veja repercussão

Alan Marques - 22.jun.2016/ Folhapress
Imagem: Alan Marques - 22.jun.2016/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo

19/01/2017 18h57Atualizada em 20/01/2017 12h52

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki morreu após a queda de um avião de pequeno porte na tarde desta quinta-feira (19) no litoral de Paraty, na região sul do Estado do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo seu filho, Francisco Prehn Zavascki, em uma mensagem em rede social.

Teori era o relator da Operação Lava Jato no Supremo. A notícia de sua morte gerou a reação de políticos e figuras públicas. Confira: 

Michel Temer (PMDB), presidente:

temer - Alan Marques - 20.dez.2016/Folhapress - Alan Marques - 20.dez.2016/Folhapress
Imagem: Alan Marques - 20.dez.2016/Folhapress
 Temer lamentou a morte do ministro do STF  em um pronunciamento no Palácio do Planalto. Definiu o acontecimento como "doloroso" e afirmou que Teori foi um homem público "de trajetória impecável a favor do direito e da justiça".

Dilma Rousseff (PT), ex-presidente:

"É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro. Lamento a dor da família e dos amigos, recebam meus sentimentos de pesar e respeito."

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado:

"É com extremo pesar e perplexidade que recebo a notícia da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, na tarde desta quinta-feira. Professor de Direito Civil, Teori foi ainda desembargador da Justiça Federal e ministro do Superior Tribunal de Justiça. No cumprimento de seu trabalho sempre se destacou pela seriedade, brilhantismo e tranquilidade na defesa do Poder Judiciário e de todas as instituições brasileiras. Trata-se de um magistrado que ganhou respeitabilidade pelo senso de justiça, legalismo, equilíbrio e devoção às leis. O Brasil, a sociedade e o mundo jurídico perdem um de seus maiores expoentes. Em nome do Congresso Nacional, manifesto minhas condolências à família e rogo pelo rápido esclarecimento das causas desse trágico acidente."

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente:

lula - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress
"O Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a magistratura em todos os postos que ocupou. Minha solidariedade à família do ministro Teori Zavascki e aos membros do STF."

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados:

"Sob grande impacto e consternação recebi a informação da morte do ministro Teori Zavascky. O ministros engrandeceu o Supremo Tribunal Federal com uma postura firme, discreta e justa. Neste momento, em nome da Câmara dos Deputados, dirijo meus pensamentos e orações aos familiares e aos milhares de brasileiros que compartilham o sentimento de grande tristeza."

Rodrigo Janot, procurador-geral da República:

"Zavascki honrou o papel de magistrado, ao atuar de forma ética, isenta, discreta e extremamente técnica durante toda sua carreira. Na relatoria da Operação Lava Jato no STF, o ministro não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte, a pedido do Ministério Público Federal. É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir de sua atuação como magistrado."

Sergio Moro, juiz federal:

moro - Renato Costa/Estadão Conteúdo - Renato Costa/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato Costa/Estadão Conteúdo
"Tive notícias do falecimento do Ministro do Supr emo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lavajato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido."

Cármen Lúcia, presidente do STF:

carmem lucia - Pedro Ladeira - 27.out.2016/Folhapress - Pedro Ladeira - 27.out.2016/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira - 27.out.2016/Folhapress
"O ministro Teori Zavascki representa um dos pontos altos na história da nossa Justiça. O seu trabalho permanecerá para sempre, e a sua presença e o seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos, cientes de que as pessoas morrem, suas obras e seus exemplos, não."

Marco Aurélio, ministro do STF

"Uma tristeza maior, que foi a perda não só do colega, ministro Teori Zavascki, como também do excepcional amigo, do homem firme em convicções, do homem que realmente sugeria a previsão de atos a serem praticados, como deve ocorrer em relação aos ministros em geral. Ele tocava as coisas com muita temperança, com muita tranquilidade, com muita convicção. Jamais o percebi tenso, presente a necessidade de implementar este ou aquele ato. Sempre se mostrou apegado à ordem jurídica, interpretando-a e dando a solução para os casos concretos.

Estamos sujeitos a desígnios insondáveis e temos que aceitar esses desígnios. Sentimos a ausência do ente querido. O que ele não pode é ser esquecido, e de minha parte jamais será esquecido".

Luiz Fux, ministro do STF

“Confirmada a morte do querido amigo e exemplar magistrado Teori Zavascki, o ministro Luiz Fux manifesta profundo sentimento de pesar aos familiares e entes queridos do ministro, destacando o convívio pessoal e profissional que mantiveram por longos anos, no STJ e no STF, acrescentando que o ministro Teori foi e será daquelas pessoas das quais não só nos lembraremos sempre, mas antes, jamais o esqueceremos pelo bem que realizou em prol do País e da Justiça.”

Gilmar Mendes, ministro do STF:

"Ele não era apenas um colega. Eu era amigo dele. Muito, muito. Não tenho condições de falar".

Luís Roberto Barroso, ministro do STF:

"O tribunal perde um juiz especialmente vocacionado. E o país perde um grande homem. Somos todos vítimas de uma trapaça da sorte. Teori era um homem íntegro, preparado e trabalhador. Perco um amigo querido, que eu recebia em casa com frequência".

Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF:

Aécio Neves (PSDB-MG), senador:

"Estou profundamente impactado com a tragédia que envolveu o ministro Teori e outros passageiros do mesmo voo. O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossa mais alta Corte. Os meus profundos sentimentos às famílias de todas as vítimas."

Romero Jucá (PMDB-RR), senador:

"O falecimento do ministro Teori Zavascki  é uma grande perda para o País, em especial para a justiça brasileira. O ministro sempre desempenhou um trabalho com precisão técnica e discrição necessária. Todos nós lamentamos a perda e estamos solidários à família, amigos e admiradores."

TSE (Tribunal Superior Eleitoral):

Em nota, o TSE afirma que a morte do ministro abre uma "lacuna irreparável no Judiciário nacional", que todos os ministros e servidores estão "profundamente abalados" com a notícia e se solidarizam com os familiares.

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central do Brasil:

"O falecimento do Ministro Teori Zavascki representa uma perda imensurável para o País. Em nome do BC, onde atuou por mais de uma década como Procurador, apresento minhas condolências aos familiares e aos ministros colegas de trabalho. O BC lamenta a ausência do cenário jurídico de um Magistrado que sempre foi guiado pela ética e promoção do interesse público."

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda:

"O ministro Teori foi um homem sereno, firme, equilibrado, corajoso e de grande integridade. Seu falecimento representa uma grande perda para o país."

Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra:

marina - Alan Marques - 19.abr.2016/Folhapress - Alan Marques - 19.abr.2016/Folhapress
Imagem: Alan Marques - 19.abr.2016/Folhapress
"Recebi com muita tristeza e pesar a confirmação da morte de Teori Zavascki e dos outros passageiros que estavam na aeronave que caiu em Paraty. Indicado ao STJ pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff, Teori era amplamente respeitado e reconhecido por sua discrição, rigor técnico e compromisso ético no ato de julgar (...) Teori tinha sob suas mãos a relatoria da Operação Lava-Jato e sua atuação era uma garantia de estabilidade e correção na condução de um processo tão complexo. Que o seu rigor e seriedade ao se manifestar nos autos fiquem como legado a ser honrado e continuado nessa importante tarefa que ainda temos de passar o Brasil a limpo."

Aloysio Nunes (PSDB-SP), senador e líder do governo no Senado:

Humberto Costa (PT-PE), senador:

Vanessa Grazziotin (PT-AM), senadora:

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão:

Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo:

O Brasil perde um homem da Justiça; os brasileiros, um dos protagonistas da Justiça. Teori Zavascki era uma das pessoas mais lúcidas e coerentes do Judiciário. Um humanista, tolerante e atencioso com as pessoas e suas diferentes formas de pensar, era modelo de sobriedade do magistrado. Tinha uma capacidade de trabalho invencível. Em seu trabalho criterioso, que há de ter continuidade, milhões e milhões de brasileiros depositavam a esperança de um país melhor e mais justo. Professor e referência no estudo do Direito, Teori Zavascki dignificou o magistério e a magistratura do Brasil. Fará muita falta. Nossos sentimentos e orações às famílias de todas as vítimas do acidente." 

Luciana Genro (PSOL-RS), ex-deputada: 

MBL (Movimento Brasil Livre):

Grace Mendonça, Ministra-Chefe da Advocacia-Geral da União:

"É com imensa tristeza que recebi a notícia do precoce falecimento do Ministro Teori Zavascki. Jurista brilhante e cidadão íntegro, o Ministro Teori deixará a lembrança e o exemplo de um homem de bem, que soube traduzir na seriedade do seu ofício a postura honrada e digna que todos nós devemos seguir e enaltecer. Meus sinceros sentimentos aos familiares, a quem me associo nesse momento de profundo pesar."

Eduardo Suplicy (PT), vereador de São Paulo: