Topo

Após fala de Temer, Janot pede continuidade de inquérito mesmo com perícia em áudio de delação

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pediu continuidade do inquérito - Fellipe Sampaio/SCO/STF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pediu continuidade do inquérito Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

20/05/2017 19h42

Em nota enviada na noite deste sábado (20), a Procuradoria Geral da República afirmou que pediu a continuidade do inquérito contra presidente da República e outras autoridades no STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o texto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo manifestação na qual defende a continuidade do inquérito que investiga a prática de diversos crimes pelo presidente da República, Michel Temer, e outras autoridades com foro por prerrogativa de função.

Janot afirma que não se opõe à perícia no áudio da conversa entre Temer e Joesley Batista, "embora certo de que a gravação não contém qualquer mácula que comprometa a essência do diálogo".

Temer, em petição protocolada no STF na tarde deste sábado, pediu a suspensão do inquérito instaurado até que uma perícia no áudio dessa conversa.

O procurador-geral afirmou que há flagrante contradição do pedido, "visto que o inquérito existe justamente para a apuração dos fatos e para a produção de evidências, dentre elas perícias técnicas".

Segundo Janot, a gravação passou por avaliação técnica de setor da Procuradoria-Geral da República que constatou que o material, em análise preliminar, "é audível, inteligível e apresenta uma sequência lógica e coerente, com características iniciais de confiabilidade". "Ademais, a referida gravação é harmônica e consentânea com o relato da colaboração de pelo menos quatro colaboradores, a saber Joesley Batista, Wesley Batista, Ricardo Saud e Florisvaldo Caetano de Oliveira", diz.

Janot afirma que a perícia deve ser realizada sem qualquer suspensão do inquérito, visto que este se destina justamente à produção de elementos probatórios.