Topo

Com 77% de reprovação, governo Temer tem pior resultado desde o fim da ditadura, diz Ibope

Apenas 3% avaliam o governo Temer como ótimo ou bom - Evaristo Sá/AFP Photo
Apenas 3% avaliam o governo Temer como ótimo ou bom Imagem: Evaristo Sá/AFP Photo

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

28/09/2017 10h05Atualizada em 28/09/2017 12h01

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quinta-feira (28) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) como ruim ou péssimo é de 77%. Na última pesquisa, de julho, esse percentual foi de 70%.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada hoje, 3% avaliam o governo Temer como ótimo ou bom. Em julho esse percentual foi de 5%. Outros 16% consideram o governo regular, ante 21% na pesquisa de julho.

O percentual dos entrevistados que disseram não saber avaliar o governo ou não quiseram responder foi de 3%.

O Ibope ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios de 15 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Este é o pior desempenho na avaliação do governo de um presidente da República desde o início da série histórica da pesquisa Ibope, em 1986, no governo José Sarney (PMDB).

A segunda pior reprovação alcançada na série de pesquisas foi do próprio Temer, no levantamento Ibope de julho, com 70% de ruim ou péssimo na avaliação do governo. A marca, porém, era igual à atingida pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em dezembro de 2015, durante seu segundo mandato.

A pesquisa começou a ouvir os entrevistados no dia seguinte à apresentação da segunda denúncia contra o presidente pela PGR (Procuradoria-Geral da República). O então procurador-geral, Rodrigo Janot, acusou Temer, e parte da cúpula do PMDB, de formar uma organização criminosa que cobrava propina de empresas com negócios em empresas estatais.

Na mesma ação, o presidente também foi denunciado por suspeitas de obstrução de Justiça. Temer tem negado a prática de qualquer irregularidade. A denúncia contra o presidente ainda precisa de aval da Câmara dos Deputados para que possa começar a tramitar no STF (Supremo Tribunal Federal).

Esta é a quarta piora consecutiva na avaliação do governo pelas pesquisas Ibope/CNI. A reprovação à gestão Temer cresceu de 39% em setembro do ano passado, um mês após o presidente ser efetivado no cargo com a confirmação do impeachment de Dilma pelo Senado, para 46% em dezembro do último ano, indo a 55% em março e 70% em julho.

92% dizem não confiar em Temer

A pesquisa também levantou o percentual dos brasileiros que dizem confiar em Temer. Este indicador também piorou, com 92 % de respostas “não confiam”, ante 87% na pesquisa de julho. Apenas 6% disseram confiar no presidente e outros 2% disseram não saber ou não quiseram responder.

Para a maioria, governo Temer é pior que o de Dilma

O levantamento também ouviu os entrevistados sobre a comparação entre os governos de Temer e de Dilma. O presidente do PMDB teve sua gestão avaliada como pior por 59% dos entrevistados e como melhor por 8%. Na última pesquisa Ibope, em julho, esses percentuais foram de 52% (pior) e 11% (melhor).

Restante do governo Temer será ruim ou péssimo

Os pesquisadores também perguntaram a expectativa sobre o restante do governo Temer, cujo mandato se encerra no final de 2018. Entre os entrevistados, 72% afirmaram que o restante do governo Temer será ruim ou péssimo, 17% afirmou que será regular e 6%, ótimo ou bom.

Corrupção e mineração na Amazônia explica, queda, diz CNI

O gerente executivo de pesquisa e competitividade da CNI, Renato da Fonseca, afirmou que três fatores podem ter influenciado para a queda na popularidade de Temer: as notícias sobre corrupção no governo, a crise econômica e a reação à decisão do governo, depois revogada, de extinguir uma reserva mineral na região da Amazônia.

“Nesse momento essa popularidade muito baixa ela tem esses dois componentes fortes: a questão econômica e a questão da corrupção”, disse.

“E nessa mudança de julho para setembro, esse debate sobre a Amazônia provavelmente afetou os números”, afirmou Fonseca.

A pesquisa CNI/Ibope perguntou aos entrevistados qual a percepção do noticiário sobre o governo e 68% afirmaram lembrar de notícias mais desfavoráveis.

Notícias sobre corrupção foram citadas por 44% dos entrevistados e 9% lembraram de notícias sobre corrupção que envolviam diretamente o presidente.

As notícias sobre a liberação para exploração mineral na região da floresta foram lembradas por 5% dos entrevistados.

Após repercussões negativas, o governo federal decidiu revogar o decreto que extinguia a Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados), área de aproximadamente 4 milhões de hectares na divisa do sul e do sudoeste do Amapá com o Pará.

A área fica em região de floresta amazônica e é rica em ouro e outros minérios, como ferro, manganês e tântalo.