Topo

'Os números... inúmeros complexos': Bolsonaro se atrapalha ao ler discurso

Do UOL, em São Paulo

11/04/2019 17h14

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se atrapalhou hoje de manhã na comemoração dos cem dias de governo, completados ontem. Ele lia o discurso em um teleprompter, um monitor que exibe o texto a ser lido, comum em estúdios de TV.

Assim que iniciou com um "senhoras e senhores", o presidente, acostumado a falar de improviso, demonstrou dificuldade com o aparelho. Cerrou os olhos como se não estivesse enxergando direito.

Depois continuou: "É com muita honra que estamos aqui neste evento para prestar contas dos primeiros cem dias de governo". Em meio à fala, Bolsonaro foi aos poucos fechando o sorriso inicial e esfregou uma mão na outra.

Ao fim da primeira frase, tirou os óculos para ver se a leitura melhorava, mas logo os colocou de volta, dando sequência ao discurso de forma bastante truncada.

"Os números com... os números... os inúmeros complexos", disse, interrompendo com um "calma lá", abrindo novamente o sorriso, meio desconcertado, e tentando seguir, porém errando a frase.

"Os desafios são os inúmeros e complexos neste grandioso Brasil. O quinto maior [pausa] produtor do mundo", disse.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.