Topo

Juízes: derrubar vetos a abuso de autoridade intimida combate à corrupção

Pedro Ladeira/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

24/09/2019 15h04Atualizada em 24/09/2019 15h12

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) afirmou, em nota divulgada hoje, que uma eventual derrubada pelo Congresso Nacional dos vetos ao projeto de lei sobre abuso de autoridade equivale a uma ação de "intimidação dos agentes que combatem a corrupção", afirma a associação no texto.

O Congresso Nacional deve analisar em sessão na tarde de hoje os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao projeto de lei de abuso de autoridade.

O projeto foi criticado por entidades de policiais, juízes e de membros do Ministério Público, sob o argumento de que o texto prejudica a livre atuação do Judiciário e das polícias.

Bolsonaro sancionou a lei com veto total ou parcial a 19 artigos do projeto original. O presidente acolheu todos os nove vetos sugeridos pelo ministro da Justiça, Sergio Moro.

Agora, deputados e senadores têm o poder de decidir se derrubam os vetos impostos pelo presidente. Se os vetos forem derrubados, o texto original do projeto passa a vigorar como lei.

Na nota pública divulgada hoje, a AMB defende que o Congresso mantenha os vetos ao projeto.

"A disputa que ocorre no Parlamento não diz respeito a um jogo de forças entre Executivo, Legislativo e Judiciário, mas sim à elevação do padrão moral da República federativa brasileira", diz o texto.

"Eventual derrubada dos vetos implicará na intimidação dos agentes que combatem a corrupção, em especial do Poder Judiciário. Os avanços obtidos nos últimos anos ficarão seriamente comprometidos", afirma a AMB, na nota.