Topo

Esse conteúdo é antigo

"Eduardo Bolsonaro é um dos líderes dos ataques virtuais", diz Joice

Constança Rezende

Do UOL, em Brasília

04/12/2019 14h18Atualizada em 04/12/2019 19h14

Resumo da notícia

  • Desafeto do filho do presidente no PSL, deputada diz haver um "gabinete do ódio"
  • A parlamentar depõe na CPMI das Fake News
  • Segundo ela, assessores atuam em rede social do filho do presidente para fazer ataques
  • Eduardo está em viagem fora do país e não comentou declarações

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) acusou hoje, em depoimento na CPMI das Fake News, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o chamado "gabinete do ódio" de liderar os ataques virtuais nas redes sociais feitos contra pessoas consideradas inimigas da família.

"Eduardo está amplamente envolvido e é um dos líderes desse grupo que chamamos de milícia virtual", disse Joice.

A deputada também detalhou o que disse ser o método utilizado nesses ataques. Segundo ela, escolhe-se o alvo, combina-se o ataque, entram pessoas de verdade e, depois os robôs, para disparar as mensagens.

"Em questão de minutos, temos uma informação espalhada para o mundo inteiro. A sensação que é passada é para que muitos fiquem aterrorizados com o levante da internet", disse.

Ela afirmou que a rede social de Eduardo é uma das que mais influenciam os ataques, com a colaboração de assessores. Ela citou, por exemplo, o perfil "Bolsofeios", que seria do assessor de Eduardo, Carlos Eduardo Guimarães.

Disse também que, segundo peritos acionados por ela, há 1,4 milhão de seguidores robôs no perfil do twitter do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e 468.775 no do filho Eduardo.

"São quase 2 milhões de robôs seguidores. Quero crer que o presidente não sabe disso", disse.

O deputado Eduardo Bolsonaro, que costuma participar das sessões da CPMI das Fake News, está fora do país, em uma viagem à Cisjordânia pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Valores gastos

Joice também afirmou haver uso de R$ 500 mil de dinheiro público para os ataques de "perseguições de desafetos" da família, incluindo a utilização do "gabinete do ódio". Segundo ela, para fazer cada disparo por robôs, uma hashtag, gasta-se R$ 20 mil.

"As publicações são pautadas e influenciadas por políticos. Eduardo e assessores ativam as militâncias políticas. Muitos perfis são fakes para dificultar a responsabilização desses conteúdos. A expansão para a vida real é feita por robôs", disse.

Todos são alvos

A deputada afirmou que "qualquer um pode ser alvo dos ataques, seja de direita, esquerda ou centro". "Somos considerados traidores porque não entramos nesse jogo de ataques ou porque discordamos de algo", afirmou, acrescentando que muitos dos ataques vêm de pessoas ligadas a Olavo de Carvalho, escritor que exerce influência sobre a família Bolsonaro e integrantes do governo.

Joice disse também que seu objetivo "não é arruinar a imagem do presidente": "Ajudei a eleger o presidente e parte da bancada. Meu objetivo é mostrar o fruto de uma investigação que fiz depois que virei alvo coordenado de ataques na internet coordenados, e, infelizmente, com dinheiro público", afirmou.

Para ela, o "esquema criminoso não se trata de tias do Whatsapp", mas afirmou que "preservaria" a Presidência da República em sua apresentação, por conta da "estabilidade do país".

Na sua opinião, os ataques são coordenados por vários grupos e funcionam igual para todos os alvos. De acordo com ela, há também uma tabela com cronograma de dias de qual grupo do gabinete do ódio fará o ataque da vez.

"Abin paralela"

A deputada disse ainda que teve a informação de que o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) chegou a propor a criação de uma "Abin paralela" no governo, que funcionaria como um órgão clandestino, nos moldes da Agência Brasileira de Inteligência do Brasil, que incluiria a instalação de grampos telefônicos.

Ela sugeriu que a comissão chame para depor o ex-ministro da Secretaria-Geral da República Gustavo Bebianno, hoje no PSDB, que saberia do caso e teria discordado da ideia de Carlos.