Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro mandará Mourão à posse de Fernández por comércio com Argentina

11.ago.2019 - Alberto Fernández, durante campanha à Presidência da Argentina  - Agustin Marcarian/Reuters
11.ago.2019 - Alberto Fernández, durante campanha à Presidência da Argentina Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/12/2019 19h04

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviará o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), para a posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, e de sua vice, Cristina Kirchner, amanhã. De acordo com o Planalto, o objetivo é preservar os aspectos comerciais com o país vizinho.

A ida de Mourão, publicada pelo UOL hoje mais cedo, foi confirmada pelo porta-voz da presidência, general Otávio Rêgo Barros.

"Confirmamos a participação do vice na posse do futuro presidente da Argentina. Mourão deve ir pra Argentina ainda hoje. Foi uma decisão do presidente. Ele vem ao longo do dia e mesmo ontem fazendo análises, discutindo com vários ministros e entendendo que se faria necessário a presença de uma autoridade lá. Hoje de manhã ainda havia dúvida. (Mourão será enviado) para valorizar o relacionamento com a Argentina, em especial, os aspectos comerciais", explicou o porta-voz.

A ausência de Bolsonaro rompe uma tradição de mais de 30 anos. Desde a volta da democracia, presidentes brasileiros foram a todas as posse dos pares argentinos eleitos por voto popular.

O desfalque de Bolsonaro será mais um capítulo na onda de troca de farpas entre os presidentes das maiores economias sul-americanas.

Em diversas ocasiões, Bolsonaro criticou Fernández e declarou que preferia a reeleição de Mauricio Macri. O presidente brasileiro também afirmou que "bandidos de esquerda começaram a voltar" sobre a situação política no país vizinho.

"Bandidos de esquerda", disse Bolsonaro após avanço de Fernández e Kirchner

redetv

Já Fernández, durante a campanha na Argentina, chegou a dizer que Bolsonaro é "racista, misógino e violento".

Nesse contexto, Bolsonaro declarou que não iria à posse de Fernández e Cristina Kirchner.

Equipe de Mourão foi para Manaus

Apesar das confirmações do Planalto, a equipe de Mourão ainda não tinha a informação das mudanças. Parte da equipe do vice-presidente viajou para a capital amazonense, onde havia previsão de que Mourão recebesse o título de Cidadão do Amazonas.

Em Brasília pela manhã, questionado por jornalistas sobre a ausência na posse, Bolsonaro disse que "nosso comércio com a Argentina continua sendo da mesma forma, sem problema nenhum, não vai se mexer em nada".