Topo

Esse conteúdo é antigo

Artistas criticam Roberto Alvim após cópia de fala nazista: 'Doente'

Roberto Alvim, em pronunciamento com plágio de Joseph Goebbels - Reprodução
Roberto Alvim, em pronunciamento com plágio de Joseph Goebbels Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/01/2020 10h32

Artistas se manifestaram após a fala de ontem do Secretário nacional da Cultura, Roberto Alvim, sobre a arte em que ele imita palavras usadas por Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista.

Nas redes sociais, artistas não pouparam críticas ao dramaturgo brasileiro. Em vídeo divulgado pela Secretaria Especial da Cultura, Alvim parafraseou uma fala de Goebbels ao divulgar o Prêmio Nacional das Artes.

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", disse Alvim.

Na biografia de Goebbels, feita por Peter Longerich, há o seguinte discurso de um dos idealizadores do nazismo: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada". Não demorou muito para Roberto Alvim ser um dos temas mais comentados nas redes sociais e ver artistas repudiando seu discurso 'nazista'.