Artistas criticam Roberto Alvim após cópia de fala nazista: 'Doente'
Artistas se manifestaram após a fala de ontem do Secretário nacional da Cultura, Roberto Alvim, sobre a arte em que ele imita palavras usadas por Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista.
Nas redes sociais, artistas não pouparam críticas ao dramaturgo brasileiro. Em vídeo divulgado pela Secretaria Especial da Cultura, Alvim parafraseou uma fala de Goebbels ao divulgar o Prêmio Nacional das Artes.
"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", disse Alvim.
Na biografia de Goebbels, feita por Peter Longerich, há o seguinte discurso de um dos idealizadores do nazismo: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada". Não demorou muito para Roberto Alvim ser um dos temas mais comentados nas redes sociais e ver artistas repudiando seu discurso 'nazista'.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.