Topo

Esse conteúdo é antigo

"Índio tá evoluindo, cada vez mais é ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

Bolsonaro caminha na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília - Adriano Machado/Reuters
Bolsonaro caminha na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/01/2020 19h50

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse na noite de hoje que "índio está evoluindo" e "cada vez mais é um ser humano igual a nós", durante transmissão em vídeo realizada nas redes sociais.

A fala de Bolsonaro ocorreu ao anunciar o vice-presidente, Hamilton Mourão, como chefe do Conselho da Amazônia, estrutura que servirá para "coordenar ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia". (Assista ao vídeo abaixo)

"Mourão vai ser o nosso grande coordenador, à frente desse Conselho da Amazônia. Vai tratar da proteção, da defesa, da prevenção, do desenvolvimento sustentável, logicamente vai ter a sua participação no tocante da questão sobre as terras indígenas", disse Bolsonaro.

Em seguida, Bolsonaro pergunta ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que serviu em Manaus (AM), de 2002 a 2007.

"Então você conhece, teve contato com os índios. Já passaram praticamente 13, 14 anos. Com toda a certeza, o índio mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, [precisamos] fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui", completou.

O presidente Jair Bolsonaro já manifestou o interesse em explorar terras indígenas para o agronegócio e a mineração, e sua equipe estuda inclusive um decreto para permitir as atividades. A exploração, no entanto, esbarra na Constituição, que é rígida em relação às terras demarcadas para os povos indígenas.