Brasil e Índia fecham acordos; "temos muito a oferecer", diz Bolsonaro
O Brasil e a Índia fecharam 15 acordos neste sábado (25), informou a Presidência da República e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), este nas redes sociais.
Bolsonaro viajou para o país asiático no final desta semana. Hoje, ele teve uma reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
A maioria dos atos assinados não terá efeitos práticos a curto e médio prazo, em especial os Memorandos de Entendimento, mas contribui para o estabelecimento de uma relação mais próxima entre os dois países.
Os acertos foram nas áreas de:
- Infraestrutura
- Justiça
- Ciência e Tecnologia
- Agricultura
- Exploração petrolífera
- Mineração
- Saúde
- Cultura
- Turismo
"Nós temos muito para oferecer a Índia, e a Índia tem muito a oferecer para todos nós", disse Bolsonaro. Para eles, ao "firmar grandes parcerias", os dois países farão com que "o mundo olhe de maneira diferente para nós."
Narendra Modi também publicou fotos com Bolsonaro no Twitter, afirmando que o encontro, o terceiro em oito meses, reflete a prioridade que o país dá à expansão dos laços Índia-Brasil.
Ele também citou que os dois países estão focados na expansão da cooperação no setor de defesa e que o país vê "imensas sinergias em várias questões, incluindo a necessidade de eliminar a ameaça do terrorismo".
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro afirmou que a Índia tem participação relevante no PPI (Programa de Parcerias de Investimento), com foco na transmissão de energia elétrica ao investir pelo menos R$ 7 bilhões no setor nos próximos anos.
O governo informou que a Índia está presente também em indústrias de transformação e extrativas, atividades financeiras, seguros, agricultura, pecuária, produção florestal e aquicultura.
Já as empresas brasileiras investem nas áreas de motores elétricos, siderurgia, automação bancária e comercial e mineração na Índia, disse.
Ontem, junto à equipe, à filha caçula Laura e à enteada Letícia, visitou o Templo de Akshardham. Hoje mais cedo, Bolsonaro visitou o Memorial Mahatma Gandhi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.