Topo

Eduardo Bolsonaro: Weintraub é o melhor ministro da Educação da história

27.nov.2019 - O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)  - Pedro Ladeira/Folhapress
27.nov.2019 - O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

04/02/2020 18h33Atualizada em 04/02/2020 19h24

Em meio à crise com as provas do Enem, o líder do PSL na Câmara, Eduardo Bolsonaro (SP), classificou Abraham Weintraub como o "melhor ministro da Educação de todos os tempos". O chefe da pasta vem sendo criticado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que disse que Weintraub carrega a "bandeira do ódio".

O MEC enfrenta uma crise com questionamentos jurídicos sobre o Enem e o Sisu, além de e falhas na correção dos exames. A comissão de Educação do Senado aprovou hoje um requerimento de convite do ministro para dar esclarecimentos sobre a condução dos trabalhos frente à pasta.

"O ministro Weintraub e o presidente Maia têm um atrito por conta do FNDE. Isso que está acontecendo, isso é desdobramento normal deste atrito", disse Eduardo.

A referência ao FNDE se dá pela troca do comando do FNDE (fundo da Educação de R$ 55 bilhões). Em dezembro Weintraub tirou da chefia Rodrigo Dias, que tinha uma atuação alinhada à Câmara e com interlocução com o centrão — grupo informal de partidos de centro, na Câmara. No lugar de Dias foi alçada uma servidora de perfil técnica, Karine Silva dos Santos.

A gestão de Weintraub na Educação

Deputado fará programa de entrevistas

O filho do presidente Jair Bolsonaro também afirmou que estreará um programa de entrevistas em suas redes sociais. Para começar o programa, ele usará a popularidade de Sergio Moro (Justiça) — ministro mais bem avaliado da gestão Bolsonaro.

"Vou começar um programa com entrevistas semanais com pessoas de dentro do governo, para levar para meu público, aproveitar que tem uma rede social grande, formada por pessoas que se interessam por política para que elas tenham esse acesso à informação também", disse Eduardo.

O programa será gravado essa semana e será veiculado pelo YouTube até o final de semana. Segundo Eduardo, os programas serão custeados com dinheiro próprio, "um celular na mão. Não tem nada da Secom, não", disse.

O ministro da Justiça, Sergio Moro - Leco Viana/Estadão Conteúdo - Leco Viana/Estadão Conteúdo
O ministro da Justiça, Sergio Moro, que, segundo Eduardo Bolsonaro, será seu primeiro entrevistado
Imagem: Leco Viana/Estadão Conteúdo

Ele defende que seu canal será para trazer "informação correta" à população, uma vez que ele entende que a imprensa "só dá porrada" no governo.

"Se você pegar as várias das pautas é só porrada no governo. Não estou fazendo uma crítica 100% a vocês não, tá? Aqui é tudo variado. Até mesmo dentro de grandes grupos de comunicação, até evito generalizar, mas é fazer esse tipo de coisa [programa de entrevistas]", afirmou.

Questionado sobre o nome do canal, disse que se chamaria "direto da fonte". Ao ser alertado por jornalistas de que já existe uma coluna com o mesmo nome no jornal "O Estado de S. Paulo", assinada por Sônia Racy, riu e disse que escolherá outro.

"O Moro é um dos mais notórios, se não o mais notório do governo. Felipe Martins [assessor especial da Presidência], Abraham Weintraub, chanceler Ernesto Araújo, ministro da Ciência e Tecnologia [Marcos Pontes]", disse Eduardo.

Painel escrito Aliança pelo Brasil formado por cartuchos de bala feito por Rodrigo Camacho - Lucaiana Amaral/UOL - Lucaiana Amaral/UOL
Painel escrito Aliança pelo Brasil formado por cartuchos de bala
Imagem: Lucaiana Amaral/UOL

Aliança pelo Brasil para 2022

Eduardo Bolsonaro afirmou também que é melhor o novo partido de Jair Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, ficar pronto para 2022 e não para as eleições deste ano.

Segundo Eduardo, quando Bolsonaro entrou no PSL, em 2018, não teve tempo de escolher pessoas de confiança e por isso hoje pretende manter a calma para montar um novo partido.

"Para evitar esse tipo de erro e termos quadros qualificados, eu acredito que o melhor é o Aliança não estar pronto para as eleições deste ano. Não prejudica em nada. Poderíamos estar perfeitamente prontos este ano e começar os estudos para 2022", declarou.