PUBLICIDADE
Topo

Política

Esse conteúdo é antigo

Dilma Rouseff diz que Bolsonaro "está desmantelando o Bolsa Família"

A ex-presidente Dilma Rouseff  - Getty Images
A ex-presidente Dilma Rouseff Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/02/2020 13h45

A ex-presidente Dilma Rouseff afimou hoje que Jair Bolsonaro está "desmantelando o Bolsa Família".

A declaração foi feita no Twitter, quando Dilma comentava matéria publicada hoje pela Folha de S.Paulo que mostra que nos últimos cinco meses o governo bloqueou o programa em um terço das cidades mais pobres do país.

"O governo Bolsonaro está desmontando o Bolsa Família e submetendo milhões de brasileiros à fome e à miséria", escreveu.

Dilma disse acreditar que o desmonte do programa acontece de forma intencional: "Não o faz por incompetência, mas por método: matéria da Folha de S.Paulo denuncia que todos os 200 municípios mais pobres do Brasil tiveram suspensão ou recuo no atendimento do Bolsa Família".

A ex-presidente lamentou que o Bolsa Família esteja sendo "congelado" nas regiões mais pobres do país e comparou dados atuais do programa com números de quando ela estava no governo.

"Há cidades em que nenhuma família é atendida há oito meses. Mais de 1 milhão de famílias aguardam na fila a inclusão no programa. Em 2019, o número de famílias atendidas caiu 1,2 milhão", criticou. "Nos nossos governos, o Bolsa Família atendia 14 milhões de famílias, resgatou 36 milhões da miséria, colocou 17 milhões de crianças na escola, reduziu a mortalidade infantil por desnutrição em 58% e por diarreia em 46%".

Por fim, voltou a criticar o atual presidente e disse que "destruir o Bolsa Família é um crime contra a Nação".

"Bolsonaro não está apenas abandonando o programa, mas pretende destrui-lo. O desprezo pelas necessidades dos mais pobres revela em toda a sua perversa dimensão a desumanidade da agenda neoliberal aplicada pelo seu governo", finalizou Dilma.

Política