STF acolhe pedido da PGR e arquiva pedido de denúncia contra Bolsonaro
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello, determinou hoje o arquivamento de notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a respeito de declarações e comportamentos adotados em meio à pandemia do coronavírus. Marco Aurélio acolheu pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que já havia arquivado o pedido.
A notícia-crime foi apresentada por seis partidos de oposição (PDT, PT, PSOL, PCdoB, PSB e Rede) e apontava o suposto cometimento de quatro crimes tipificados no Código Penal.
A petição citava crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, que trata de "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa" e prevê detenção de um mês a um ano, além de multa.
Ainda, o texto citava o isolamento social pregado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde.
Em 30 de março, o ministro do STF havia encaminhado à PGR a análise da notícia-crime apresentada contra o presidente.
O pedido foi arquivado pelo órgão na última semana, no dia 7 de abril, após o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, analisar que não havia como imputar Bolsonaro pelo crime de descumprir medida sanitária, pois nenhuma ordem dessa natureza vigorava na ocasião dos atos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.