Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL pede visita emergencial de comissão de Direitos Humanos ao Brasil

Médicas transportam paciente com coronavírus em Manaus - BRUNO KELLY/REUTERS
Médicas transportam paciente com coronavírus em Manaus Imagem: BRUNO KELLY/REUTERS

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

16/05/2020 13h53

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados pediu que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos faça uma visita emergencial ao Brasil após a saída de Nelson Teich ontem do Ministério da Saúde em meio à pandemia do coronavírus.

Segundo o partido, a delegação da comissão tem de "averiguar a situação de desmonte e descontinuidade do sistema público de saúde" no que chamou de "catastrófica gestão" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os deputados pedem ainda que a comissão se manifeste de forma urgente sobre a condução do governo Bolsonaro perante a pandemia.

A carta é endereçada ao presidente do colegiado, Joel Hernandez Garcia. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos), da qual o Brasil é membro.

Ontem, o número de mortos pela covid-19 no Brasil chegou a 14,8 mil, segundo o Ministério da Saúde. Os casos confirmados da doença chegaram a 218.223.

"É nesse cenário dramático que o presidente Jair Bolsonaro se isola como um dos últimos líderes negacionistas. Jair Bolsonaro confronta e menospreza as orientações das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, que vão no sentido de promover medidas de contenção, distanciamento social, restrição da circulação de pessoas, colocando em risco a vida dos brasileiros e brasileiras", afirmou a bancada do PSOL na Câmara, em nota.

Teich pediu demissão após somente 29 dias na função. Assim como seu antecessor, Luiz Henrique Mandetta, ele teve divergências com Bolsonaro sobre o isolamento social no combate à pandemia e o uso da cloroquina no tratamento da doença.

O secretário executivo do ministério, general Eduardo Pazuello, assume interinamente a pasta.