Topo

Esse conteúdo é antigo

Gleisi: PT não precisa assinar um manifesto para ser a favor da democracia

Do UOL*, em São Paulo

09/06/2020 11h25

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, afirmou hoje, em participação ao UOL Entrevista, que o partido nasceu da democracia e, portanto, não precisa assinar manifestos para defendê-la.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal liderança da legenda, criticou os manifestos suprapartidários em defesa da democracia surgidos nos últimos dias, sob o argumento de que os documentos articulados pela sociedade civil desconsideram os direitos dos trabalhadores.

Em conversa com os colunistas do UOL Thais Oyama e Tales Faria, a parlamentar disse que fez uma menção elogiosa a um manifesto, mas considera importante que o PT mostre que tem "sua identidade".

O PT nasceu na luta pela democracia, na luta dos trabalhadores. O PT não precisa assinar um manifesto para dizer que é a favor da democracia

"O que o Lula quis chamar atenção [ao criticar o manifesto] é que temos que qualificar a nossa democracia. A população brasileira tem que identificar a democracia como um benefício para si. A democracia liberal e abstrata não faz sentida para o povo. Por isso ela deixa de ser defendida. O nosso, como partido de trabalhadores, até por ter sido governo, é defender", argumentou.

Gleisi disse que o fato de nomes da oposição, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), terem assinado o documento não foi o que impediu o apoio e acrescentou que "em política a gente não guarda mágoa e nem rancor".

Ela ponderou, no entanto, que o PSDB "jogou o país numa instabilidade" com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "E nos levaram a uma situação que nos levou a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido). Esse manifesto não tem um foco, se vai tirar o Bolsonaro, se vai apoiar o povo", analisou.

"O que eles fizeram contra o presidente Lula, apoiando a Lava Jato. Nunca vou esquecer a frase do FHC que disse que o Lula não era um preso político, é um político preso. Eles apoiaram a farsa da Lava Jato", afirmou.

*Texto de Alex Tajra, Stella Borges e Beatriz Sanz. Produção de Diego Henrique de Carvalho