PUBLICIDADE
Topo

Política

PT quer ter Lula candidato à Presidência em 2022, diz Gleisi

Do UOL*, em São Paulo

09/06/2020 12h17

A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, afirmou hoje que a sigla quer apostar em Luiz Inácio Lula da Silva como candidato para as próximas eleições presidenciais em 2022.

"Tem que perguntar para ele [Lula] também se ele quer ser, mas o que nós [partido] defendemos é que Lula tenha seus direitos políticos resgatados, e aí ele define se ele quer ou não concorrer nas eleições. Nós gostaríamos muito, porque acho que ele merece esse julgamento das urnas", disse Gleisi durante o UOL Entrevista que contou com a participação dos colunistas Tales Faria e Thaís Oyama.

Atualmente, Lula está impossibilitado de concorrer a cargos políticos por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa por conta das condenações no âmbito da Operação Lava Jato.

Para a deputada, mais do que candidatura do ex-presidente, o objetivo do partido é anular os processos que o condenaram em segunda instância (casos do tríplex no Guarujá e no sítio em Atibaia).

Se isso vier acontecer e se Lula não for mais condenado em segunda instância, ele poderia disputar a eleição.

Se ele for candidato, nós vamos trabalhar para que Lula ganhe e governe o Brasil. O Lula mexe muito com as mentes e os corações da maioria do povo brasileiro

Apesar das falas de Gleisi, Lula descartou ter intenção de se candidatar à Presidência novamente. Em entrevista ao colunista do UOL Leonardo Sakamoto, ele afirmou em abril que pretende ser apenas um "cabo eleitoral".

"Fico olhando minha vida já fui longe demais, espero que quando chegar 2022 o PT tenha candidato. Eu, sinceramente, vou estar com 77 anos quando chegar outubro de 2022. Se eu tiver juízo, tenho que ajudar para que o PT tenha outro candidato e que eu seja um bom cabo eleitoral. Quero ajudar a eleger alguém que tenha compromisso com o povo trabalhando", disse Lula à época.

*Texto de Alex Tajra, Stella Borges e Beatriz Sanz. Produção de Diego Henrique de Carvalho

Política