Topo

Esse conteúdo é antigo

Fábio Faria afaga imprensa na posse e elogia Bolsonaro: 'inovador'

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 12h40Atualizada em 17/06/2020 16h16

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) tomou posse hoje como ministro das Comunicações. Na cerimônia no Palácio do Planalto, que teve a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Faria ressaltou a importância da imprensa e fez elogios à forma como Bolsonaro se comunica nas redes sociais.

"A mídia continua a estar entre as prioridades deste governo. O dinamismo dos canais fechados, a força e abrangência da TV aberta, que levam informação e entretenimento, são verticais importantes de política pública. Assim como rádio, veículo poderoso, é um aliado nas pequenas cidades e nas comunidades afastadas", disse o novo ministro, que é genro do dono do SBT, Silvio Santos.

"E os jornais, que tanto ajudam a aprofundar as reflexões da sociedade, somados à internet, formam o símbolo da liberdade de expressão", completou Faria.

O ministro da pasta recriada por Bolsonaro também elogiou a habilidade do presidente em usar as redes sociais para se comunicar com seus apoiadores e a sociedade.

"O senhor é um inovador na comunicação direta, fala com a população por meio de suas redes sociais e foi quem primeiro percebeu, lá atrás, esse movimento digital espontâneo que mudaria o Brasil e o mundo", discursou Faria. "Hoje as redes são grandes e largas avenidas que num piscar de olhos são tomadas por multidões mobilizadas na defesa de seus ideais".

Para Faria, a internet permitiu que até mesmo o presidente da República possa ouvir a sociedade por meio das redes.

"A internet não aceita voz de comando, cada cidadão é um organismo vivo, livre e independente. Todos têm microfone na mão, falam ao mesmo tempo e são ouvidos, pasmem, até mesmo pelo presidente, algo impensável num passado próximo", afirmou o novo ministro.

Na mesma cerimônia, Marcos Pontes tomou posse como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, pasta da qual já era titular, mas foi renomeada após a recriação do Ministério das Comunicações.

Bolsonaro busca melhorar relação com Congresso

A indicação de Faria, que é casado com a filha de Silvio Santos Patrícia Abravanel, faz parte da estratégia de Bolsonaro para melhorar a relação com o Congresso.

Filiado a um dos partidos que compõem o chamado "centrão", o agora ministro tem boa relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Após a confirmação de Faria para o ministério das Comunicações, Maia elogiou Bolsonaro e disse que o presidente começou, de fato, a "fazer política".

Tanto Bolsonaro como o presidente do PSD, Gilberto Kassab, negam que a nomeação de Faria tenha sido feita em troca de apoio político.