Weintraub 'destruiu' educação e Bolsonaros trabalham com mentira, diz Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub promoveu uma "destruição" na educação brasileira e que a família Bolsonaro tem como lógica trabalhar com a mentira.
As declarações foram dadas durante uma conversa com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) publicada nas redes sociais na manhã de hoje.
"Me assusta profundamente o grau de destruição não apenas da educação, mas do comportamento, da ordem pública, o grau de destruição do respeito às pessoas, o grau de destruição do jeito carinhosos como os brasileiros costumavam ser", disse Lula quando questionado sobre a atuação de Weintraub frente ao MEC.
Lula criticou o comportamento do ex-ministro, o qual classificou como "grosseiro" e de "ódio". "Ele não entende de educação, jamais poderia ser ministro da educação nesse país", declarou.
Entre as ações citadas pelo petista que prejudicaram a educação estão o corte de gastos na área, as críticas feitas às universidades federais e a tentativa de dar poder ao MEC para nomear reitores para essas instituições.
"Parece que nós fizemos a opção pelo mal, pela coisa grosseira, pelo ódio, pela desesperança", afirmou.
Lula critica família Bolsonaro
Ao comentar sobre a atuação do Brasil para enfrentar a pandemia do coronavírus, Lula declarou que faltou coordenação por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segundo o petista, "jogou contra" o país, incitou a desobediência ao isolamento social e torceu contra os governadores que tomaram medidas restritivas.
Além disso, Lula afirmou que a família do presidente, em especial os filhos, são agressivos e têm como lógica trabalhar com a mentira.
"Não teve bom senso nem para educar filhos, porque os moleques são mal educados, são pessoas agressivas e são pessoas que adoram trabalhar com mentiras. Me parece que eles adoram mentir, me parece que a é lógica da família Bolsonaro", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.