PSDB estuda expulsar deputado cotado para ser líder da maioria no Congresso
O PSDB estuda expulsar de seus quadros o deputado federal Celso Sabino (PA), caso aceite a indicação pelo centrão à liderança da Maioria na Câmara. A informação foi divulgada em nota do presidente do partido, Bruno Araújo.
Sabino é o preferido dos partidos do chamado "Centrão" para a liderança da Maioria. No final de julho, um bloco de dez partidos assinou um requerimento para que Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) deixe o cargo. O PSDB, à época, prometeu tomar providências caso a indicação do deputado do Pará se confirmasse.
Nos bastidores, a mudança é uma articulação do centrão em meio à aproximação com o governo Jair Bolsonaro (sem partido) e à disputa pela presidência da Casa, cuja eleição acontecerá no início do ano que vem.
O PSDB se coloca como independente e afirma não querer essa aproximação com o centrão nem com o governo Bolsonaro. Por isso, Bruno Araújo pretende abrir um processo de expulsão de Sabino.
O UOL entrou em contato com o gabinete do deputado para saber se ele realmente aceitou a indicação e como se posiciona em relação à possível expulsão, e aguarda retorno.
A liderança da Maioria na Câmara representa o bloco ou partido com o maior número de deputados e costuma ser alinhada ao Palácio do Planalto. Hoje, o centrão — PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, PTB, PROS, Avante — desponta como a maior força interna com cerca de 160 deputados.
O grupo informal tem como líder o deputado Arthur Lira (PP-AL), pré-candidato à Presidência da Câmara. Aguinaldo Ribeiro é mais próximo do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O DEM e o MDB anunciaram a saída formal do centrão na semana passada.
Na nota de hoje, Bruno Araújo informou que "ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB".
O texto cita, entre outros motivos, a possível nomeação de Celso Sabino para a liderança da maioria na Câmara e "a posição política do PSDB em relação ao governo federal".
Confira a nota na íntegra:
Considerando os fatos noticiados ontem, pela imprensa nacional, de possível nomeação para liderança da maioria do deputado Celso Sabino (PSDB-PA);
Considerando a formalização, na data de hoje, do referido deputado para o cargo;
Considerando a posição política do PSDB em relação ao governo federal;
Considerando a postura do parlamentar, sem discussão e em dissonância com o partido, com as lideranças nacionais e de bancada, a respeito das repercussões e consequências de se deixar indicar para tal função dentro da Câmara Federal;
Comunicamos que, ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB.
Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.