Topo

Trevisan: Oportunista, Bolsonaro recorre à ONU só quando é de seu interesse

Do UOL, em São Paulo

04/10/2020 04h00

Na última quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu participar de última hora do encontro da ONU de biodiversidade, e na ocasião, aproveitou para rebater ameaça de Joe Biden diante do desmatamento na Amazônia. "O presidente usa a ONU quando interessa à ele, e quando não interessa, ele descarta e trata com falta de importância", classificou Carolina Trevisan no podcast Baixo Clero #59.

"Já mostramos que a ONU trocou cartas com o Itamaraty sobre o caso da menina grávida, e ninguém fala nada. Agora, quando é importante fazer a imposição ao Biden, ele usa o espaço da ONU, acho oportunista", completa. A colunista do UOL participa do podcast todas as quintas-feiras ao lado de Carla Araújo e Diogo Schelp. (Ouça a partir de 21:46)

A resposta foi ao democrata Joe Biden, que prometeu US$ 20 bilhões para combater a devastação da Amazônia, para o Brasil não queimar mais a floresta. "O governo brasileiro dá motivos para críticas em relação à condução das pautas ambientais", comenta Diogo Schelp, colunista do UOL. "Mas a afirmação é muito grave, é basicamente uma ameaça", completa. (Ouça a partir de 19:29)

O podcast também abordou a troca de farpas entre Guedes e Maia se dá desde o início do mês de setembro, quando Maia anunciou que passaria a tratar dos assuntos econômicos apenas com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, articulador oficial do Palácio do Planalto.

O episódio discutiu o primeiro debate entre o presidente Donald Trump e Joe Biden para as eleições norte-americanas, a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em criar um programa de renda para substituir o Bolsa Família e a briga pública de Paulo Guedes e Rodrigo Maia. Além de repercutir uma reportagem exclusiva do UOL que mostrou mais repasses de assessoras ao senador Flávio Bolsonaro, no suposto esquema de rachadinhas.

O episódio do podcast Baixo Clero #59 discutiu ainda o primeiro debate entre o presidente Donald Trump e Joe Biden para as eleições norte-americanas e uma reportagem exclusiva do UOL que mostrou mais repasses de assessoras ao senador Flávio Bolsonaro, no suposto esquema de rachadinhas.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.