Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria rebate Marco Aurélio sobre caso André do Rap: 'Bandido é na cadeia'

"Sou um brasileiro indignado com sua atitude de colocar criminoso em liberdade", disse Doria - Deyvid Edson/Futura Press/Estadão Conteúdo
"Sou um brasileiro indignado com sua atitude de colocar criminoso em liberdade", disse Doria Imagem: Deyvid Edson/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

11/10/2020 16h02Atualizada em 11/10/2020 20h14

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rebateu hoje as declarações feitas ao UOL pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello, sobre o caso do traficante André do Rap. Mello foi o responsável pela decisão que libertou André na manhã de ontem (10) e acabou sendo revertida pelo ministro Luiz Fux.

"Sobre a manifestação de hoje (11) do ministro do STF, Marco Aurélio Mello: não sou jurista, sou um brasileiro indignado com sua atitude de colocar criminoso em liberdade. Lugar de bandido é na cadeia", escreveu Doria em uma rede social.

O governador foi citado por Marco Aurélio Mello durante a conversa com o UOL. Questionado se a intenção da decisão de Fux era jogar o caso "para a plateia", o ministro disse não ter "a menor dúvida", acrescentando que "prevalece também nas palavras do governador João Doria a busca de atender ao reclamo público".

Ontem, Doria parabenizou Fux pela decisão, também em publicação nas redes sociais.

Mello também fez críticas a Fux, que, segundo ele, "descreditou" o STF e tentou agradar a população em "busca desenfreada por justiçamento". Segundo o presidente da Corte, o colega também se aproveitou dos "tempos estranhos" vividos no Brasil para agir com "hipocrisia".

"É a prática da autofagia, que só descredita o Supremo", afirmou Mello ao UOL. "Evidentemente ele [Fux] não tem esse poder, mas, como os tempos são estranhos, tudo é possível."

Vinga a hipocrisia e não a ordem jurídica. [Vinga] o que atende mais a população no rigor da busca desenfreada por justiçamento
Marco Aurélio Mello, ministro do STF

Traficante fugiu

Ao deixar a penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP), o chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital) prometeu ir para casa, no Guarujá, litoral de São Paulo. Mas André do Rap foi de carro até a cidade paranaense de Maringá, onde pegou um avião particular e fugiu para o Paraguai, revelou ontem o colunista do UOL Josmar Jozino.

Sobre a fuga, Marco Aurélio diz que "é um problema de fronteiras". "De qualquer forma, tem o instituto da extradição", disse.

Eu apliquei a lei porque o processo não tem capa, mas conteúdo. Eu não crio o critério de plantão, sou um guarda da Constituição
Marco Aurélio Mello

Procurado pela manhã, Fux não respondeu à reportagem. Em sua decisão, o presidente do STF afirmou que a liminar de Marco Aurélio "viola a ordem pública".

"Para o fim de evitar grave lesão à ordem e à segurança pública, suspendo os efeitos da medida liminar proferida nos autos do HC 191836 até o julgamento do mérito pelo órgão colegiado competente e determino a imediata prisão de André Oliveira Macedo ("André do Rap")", escreveu.

Líder do PCC

Lancha de André do Rap - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

André do Rap, de 43 anos, foi preso em setembro de 2019 em sua mansão em Angra dos Reis, no Rio. No imóvel havia dois helicópteros e uma lancha (foto acima), avaliada em R$ 6 milhões.

A Polícia Civil de São Paulo defende que ele comandava o envio de drogas para a Europa pelo porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Condenado a 15 anos, 6 meses e 20 dias de prisão, a 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região reduziu sua pena para 10 anos, 2 meses e 15 dias, em regime fechado. O processo ainda não chegou ao fim, cabendo recursos.