Doria rebate Marco Aurélio sobre caso André do Rap: 'Bandido é na cadeia'
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rebateu hoje as declarações feitas ao UOL pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello, sobre o caso do traficante André do Rap. Mello foi o responsável pela decisão que libertou André na manhã de ontem (10) e acabou sendo revertida pelo ministro Luiz Fux.
"Sobre a manifestação de hoje (11) do ministro do STF, Marco Aurélio Mello: não sou jurista, sou um brasileiro indignado com sua atitude de colocar criminoso em liberdade. Lugar de bandido é na cadeia", escreveu Doria em uma rede social.
O governador foi citado por Marco Aurélio Mello durante a conversa com o UOL. Questionado se a intenção da decisão de Fux era jogar o caso "para a plateia", o ministro disse não ter "a menor dúvida", acrescentando que "prevalece também nas palavras do governador João Doria a busca de atender ao reclamo público".
Ontem, Doria parabenizou Fux pela decisão, também em publicação nas redes sociais.
Mello também fez críticas a Fux, que, segundo ele, "descreditou" o STF e tentou agradar a população em "busca desenfreada por justiçamento". Segundo o presidente da Corte, o colega também se aproveitou dos "tempos estranhos" vividos no Brasil para agir com "hipocrisia".
"É a prática da autofagia, que só descredita o Supremo", afirmou Mello ao UOL. "Evidentemente ele [Fux] não tem esse poder, mas, como os tempos são estranhos, tudo é possível."
Vinga a hipocrisia e não a ordem jurídica. [Vinga] o que atende mais a população no rigor da busca desenfreada por justiçamento
Marco Aurélio Mello, ministro do STF
Traficante fugiu
Ao deixar a penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP), o chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital) prometeu ir para casa, no Guarujá, litoral de São Paulo. Mas André do Rap foi de carro até a cidade paranaense de Maringá, onde pegou um avião particular e fugiu para o Paraguai, revelou ontem o colunista do UOL Josmar Jozino.
Sobre a fuga, Marco Aurélio diz que "é um problema de fronteiras". "De qualquer forma, tem o instituto da extradição", disse.
Eu apliquei a lei porque o processo não tem capa, mas conteúdo. Eu não crio o critério de plantão, sou um guarda da Constituição
Marco Aurélio Mello
Procurado pela manhã, Fux não respondeu à reportagem. Em sua decisão, o presidente do STF afirmou que a liminar de Marco Aurélio "viola a ordem pública".
"Para o fim de evitar grave lesão à ordem e à segurança pública, suspendo os efeitos da medida liminar proferida nos autos do HC 191836 até o julgamento do mérito pelo órgão colegiado competente e determino a imediata prisão de André Oliveira Macedo ("André do Rap")", escreveu.
Líder do PCC
André do Rap, de 43 anos, foi preso em setembro de 2019 em sua mansão em Angra dos Reis, no Rio. No imóvel havia dois helicópteros e uma lancha (foto acima), avaliada em R$ 6 milhões.
A Polícia Civil de São Paulo defende que ele comandava o envio de drogas para a Europa pelo porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Condenado a 15 anos, 6 meses e 20 dias de prisão, a 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região reduziu sua pena para 10 anos, 2 meses e 15 dias, em regime fechado. O processo ainda não chegou ao fim, cabendo recursos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.