Topo

Esse conteúdo é antigo

Aécio cita 'Bolsodoria' para atacar governador de SP: 'o PSDB não tem dono'

Aécio Neves atacou João Doria após governador pedir afastamento do deputado do PSDB - Pedro Ladeira - 10.jul.2019/Folhapress
Aécio Neves atacou João Doria após governador pedir afastamento do deputado do PSDB Imagem: Pedro Ladeira - 10.jul.2019/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 16h39

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) rebateu hoje o pedido de seu afastamento do partido feito pelo governador de São Paulo, João Doria. O ex-presidente nacional do PSDB disse que Doria tenta se apropriar da legenda e relembrou que o paulista usou o nome de Bolsonaro para se eleger nas eleições em 2018.

"Lamento profundamente que esteja faltando ao governador de SP a temperança e a humildade para compreender aquilo que sabemos desde a fundação do partido: que o PSDB não tem dono e que a vontade de um jamais se sobreporá à vontade da maioria", escreveu Aécio em nota. "O PSDB tem uma longa tradição democrática, construída muito antes de sua chegada ao partido, e que não será sufocada por arroubos autoritários de quem quer que seja", completou.

Aécio mencionou o 'Bolsodoria', slogan utilizado pelo então candidato ao governo de São Paulo durante as eleições. "Se o Sr João Dória, por estratégia eleitoral, quer vestir um novo figurino oposicionista para tentar apagar a lembrança de que se apropriou do nome de Bolsonaro para vencer as eleições em São Paulo, através do inesquecível Bolsodoria, que o faça, sem utilizar indevidamente e de forma oportunista outros membros do partido".

João Doria afirmou hoje que pediu o afastamento de Aécio Neves do PSDB. Ele também criticou parlamentares do partido que não fazem oposição ao governo de Jair Bolsonaro. "Eu entendo que o PSDB não deve abrir espaços para comportamentos desse tipo", disse.

"Aqueles que têm pensamento distinto, tenham dignidade e coragem e peçam para sair, essa é a minha posição com o presidente do PSDB", disse Doria, mencionando também o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), presidente nacional do PSDB.

O pano de fundo para as críticas do governador paulista é a eleição à presidência da Câmara dos Deputados, realizada na semana passada. No dia do pleito, o PSDB desembarcou do bloco liderado pelo então presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ) para apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB-SP), e liberou o voto dos deputados tucanos. Adversário de Baleia e candidato apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL) se elegeu com 302 votos ainda no primeiro turno. Baleia recebeu 145 votos.

Doria reage à nota de Aécio

Após a manifestação de Aécio Neves, o governador João Doria emitiu uma nota, na qual afirma que o deputado "precisa entender que o novo PSDB não pode se subordinar a projetos pessoais, que se perderam pela conduta inapropriada em relação à ética pública. E tampouco pode ser vilipendiado por benesses públicas que subjuguem um projeto maior para o Brasil. O compromisso inadiável do PSDB está na defesa intransigente da vida e da ética, para que o Brasil resgate a esperança e volte a ter crescimento econômico e paz social".

O governador de São Paulo aproveitou para criticar mais uma vez o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), citado por Aécio em sua nota. "A pandemia e a persistente crise econômica exigem do PSDB um posicionamento contrário ao negacionismo e ao desgoverno do presidente Jair Bolsonaro."

Possível candidato à presidência do país em 2022, Doria disse que "o PSDB tem o dever partidário, patriótico, moral e histórico de propor um projeto para o Brasil do século 21. E de fazer oposição ao desastre que é o governo de Jair Bolsonaro".