Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria pede afastamento de Aécio do PSDB: 'se tiver coragem, saia'

Governador de São Paulo se posicionou contra parlamentares dissidentes do partido  - Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo
Governador de São Paulo se posicionou contra parlamentares dissidentes do partido Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 12h57

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que pediu o afastamento do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) da legenda tucana. Doria fez uma fala dura contra a "dissidência" de parlamentares do PSDB e pediu para que aqueles que tiverem "dignidade e coragem" que saiam do partido.

"Aqueles que têm pensamento distinto, tenham dignidade e coragem e peçam para sair, essa é a minha posição com o presidente do PSDB", disse Doria, lembrando o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), presidente nacional do PSDB.

O governador paulista deu a declaração durante um evento para anunciar a ampliação das obras da estação Vila Prudente do Metrô, em São Paulo. Perguntado por jornalistas sobre a reunião feita pelo PSDB ontem à noite para tratar da questão, Doria admitiu que pediu o afastamento de Aécio e endureceu o discurso contra parlamentares tucanos que não fazem oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Eu entendo que o PSDB não deve abrir espaços para comportamentos desse tipo", afirmou Doria ao comentar sobre o ex-governador e candidato derrotado à Presidência da República em 2014.

O pano de fundo para as críticas do governador paulista é a eleição à presidência da Câmara dos Deputados, realizada na semana passada. No dia do pleito, o PSDB desembarcou do bloco liderado pelo então presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ) para apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB-SP), e liberou o voto dos deputados tucanos. Adversário de Baleia e candidato apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL) se elegeu com 302 votos ainda no primeiro turno. Baleia recebeu 145 votos.

"Ou o PSDB é um partido, e um partido com direcionamento e uma posição, embora possa ter discussões, mas você não pode ter dissidências. Um partido que se posiciona com clareza a favor da vida, em defesa da democracia, dos direitos, da liberdade, da saúde e do meio ambiente. E deputados ou senadores ou quem quer que seja filiado ao PSDB defendendo o oposto, isso não é partido", acrescentou Doria.

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Rodrigo de Castro, divulgou uma nota à imprensa na qual afirma que a saída de Aécio Neves do partido não está em discussão.

"Como filiado ao PSDB de longa data e, agora, como líder, acompanho a trajetória do deputado Aécio Neves, que tem o meu respeito, experiência valiosa e contribuições importantes à bancada. Seu afastamento do PSDB já foi objeto de deliberação da Executiva Nacional e, assim, essa discussão não é sequer cogitada no âmbito da bancada federal", diz o comunicado.

Aécio disse que PSDB não tem dono

Aécio Neves rebateu as declarações de Doria por meio de nota na tarde de hoje. O ex-presidente nacional do PSDB disse que Doria tenta se apropriar da legenda e relembrou que o paulista usou o nome de Bolsonaro para se eleger nas eleições em 2018.

"Lamento profundamente que esteja faltando ao governador de SP a temperança e a humildade para compreender aquilo que sabemos desde a fundação do partido: que o PSDB não tem dono e que a vontade de um jamais se sobreporá à vontade da maioria", escreveu Aécio em nota. "O PSDB tem uma longa tradição democrática, construída muito antes de sua chegada ao partido, e que não será sufocada por arroubos autoritários de quem quer que seja", completou.

Aécio se manifestou também sobre a oposição do governador paulista a Bolsonaro: "Se o Sr João Dória, por estratégia eleitoral, quer vestir um novo figurino oposicionista para tentar apagar a lembrança de que se apropriou do nome de Bolsonaro para vencer as eleições em São Paulo, através do inesquecível Bolsodoria, que o faça, sem utilizar indevidamente e de forma oportunista outros membros do partido".

O UOL pediu um posicionamento sobre a declaração de Doria à assessoria do PSDB. Assim que tivermos resposta, ela será incluída neste texto.

Oposição e convite a Maia

O governador paulista reforçou uma postura que vem construindo nos últimos anos e, principalmente, durante a pandemia de covid-19, de se colocar como oposição a Bolsonaro. Ainda que tenha se eleito em 2018 com o apoio do presidente da República, Doria agora quer se distanciar cada vez mais do governo federal e levar consigo o PSDB e outros partidos, como o DEM.

Maia, que se tornou seu aliado, pode se filiar ao PSDB depois de anunciar que deixará o DEM, apesar de ainda não ter oficializado sua saída. Ontem, Doria disse que já convidou o ex-presidente da Câmara para a legenda tucana.

"O que é importante é que estejamos junto em uma frente democrática pelo Brasil e, claramente, a posição do PSDB é a de oposição ao governo Jair Bolsonaro", afirmou.

"Os que não quiserem fazer oposição ao governo Jair Bolsonaro, ao governo negacionista de Bolsonaro, peçam para sair do PSDB, porque essa é a posição do PSDB. E isso saímos de uma reunião ontem à noite com várias liderança do PSDB e com a anuência do presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso", completou o governador.

Doria ainda minimizou um possível embate do PSDB com o DEM. Após Baleia perder a eleição na Câmara, Maia se disse traído pelo presidente da legenda, ACM Neto. O governador paulista antecipou que se reunirá na noite de hoje com o presidente do DEM.

"A nossa relação [com o DEM] foi muito fortalecida com o deputado Rodrigo Maia. Não é estremecimento nem distanciamento na relação com o presidente do DEM, ACM Neto, tanto que é que ele pediu e hoje nós o receberemos no Palácio dos Bandeirantes à noite para jantar junto com o ex-deputado e ex-ministro [José] Mendonça Filho. Nós não rompemos nesta relação, mas nosso alinhamento sempre foi com o Rodrigo Maia, tanto é que já fiz um convite para que o Maia considere a legenda do PSDB tão logo conclua sua desfiliação do DEM", disse Doria.