Topo

Esse conteúdo é antigo

Confederação dos municípios pede saída de Pazuello por falhas na vacinação

Ao lado de governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, inicia a distribuição da vacina contra a covid-19 - Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ao lado de governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, inicia a distribuição da vacina contra a covid-19 Imagem: Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/02/2021 19h15

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu hoje (16) a saída do ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por falhas na vacinação contra a covid-19 no Brasil. "Seu comando não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário para a aquisição de vacinas", diz nota assinada pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Segundo a CNM, prefeitos têm procurado a entidade para reclamar sobre a suspensão da vacinação a partir desta semana, "em consequência da interrupção da reposição das doses e da falta de previsão de novas remessas pelo ministério".

Por isso, avalia a CNM, é "urgente e inevitável a troca de comando da pasta para o bem dos brasileiros".

Também nesta terça-feira, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) criticou o governo federal por falhas na vacinação. A entidade atribuiu a "escassez e falta de doses de vacinas em cidades de todo o país" a "sucessivos equívocos do governo federal na coordenação do enfrentamento à covid-19".

O Fórum dos Governadores também está pressionando Pazuello devido à falta de doses de vacina e deve se reunir com o ministro na quarta-feira (17).

Pazuello investigado

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou ontem (15) que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga suposta omissão de Pazuello na crise sanitária no Amazonas.

Entre os pedidos feitos pela PGR e autorizados pelo ministro, estão a requisição dos e-mails institucionais trocados entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Amazonas, além de depoimentos de representantes da empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de cilindros de oxigênio para o estado.

Como o UOL mostrou em janeiro, o Ministério da Saúde foi informado uma semana antes do oxigênio acabar em Manaus, mas tomou medidas de pouco alcance frente ao tamanho da crise.