Topo

Esse conteúdo é antigo

Alexandre de Moraes manda bloquear redes sociais de Daniel Silveira

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) - Divulgação/Deputado Daniel Silveira
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) Imagem: Divulgação/Deputado Daniel Silveira

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 13h04Atualizada em 19/02/2021 13h30

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou hoje o bloqueio das contas do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) no Facebook, Instagram e Twitter. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa da Corte.

A decisão do ministro ocorre porque os perfis do deputado continuaram a publicar mensagens com ofensas mesmo após a prisão do parlamentar, ocorrida na noite de terça-feira (16) também por ordem de Moraes, informou a assessoria de imprensa.

A reportagem consultou os três perfis do deputado por volta das 13h e todos estavam bloqueados.

Silveira foi preso após publicar um vídeo com ataques aos ministros do STF, além de fazer referência ao AI-5 (Ato Institucional nº 5). Na quarta-feira (17), os 11 ministros da Corte decidiram por unanimidade manter o deputado preso.

Ontem, o deputado foi transferido da Superintendência da PF (Polícia Federal), no Rio de Janeiro, para o BEP (Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar), em Niterói. Na chegada, ele disse a apoiadores que iria mostrar ao Brasil "quem é o STF".

O futuro de Silveira será decidido pela Câmara dos Deputados. Está marcada para às 17h de hoje a sessão que votará se ele deve ou não permanecer preso. A decisão será decretada por maioria absoluta, ou seja 257 ou mais votos contra ou a favor da prisão.

Celulares encontrados na sala do deputado

A PF informou ontem que encontrou, "durante a execução dos protocolos de segurança realizados em local de custódia", dois aparelhos celulares na sala onde se encontrava o deputado, na Superintendência da PF.

"Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar as circunstâncias dos fatos", disse a PF, em nota.

O ministro Alexandre de Moraes também determinou uma perícia imediata nesses aparelhos. A suspeita é de que visitantes tenham repassado os celulares ao deputado.