Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre Euclides Scalco, ex-ministro do governo FHC, aos 88 anos em Curitiba

O ex-ministro do governo FHC e ex-deputado federal Euclides Scalco, que morreu em Curitiba aos 88 anos - Reprodução
O ex-ministro do governo FHC e ex-deputado federal Euclides Scalco, que morreu em Curitiba aos 88 anos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 11h12Atualizada em 16/03/2021 11h19

O ex-ministro do governo FHC e ex-deputado federal Euclides Scalco morreu na madrugada de hoje aos 88 anos, em Curitiba. Ele estava internado na clínica Valencis Hóspice e foi diagnosticado com covid-19 na semana passada. A informação foi confirmada pelo PSDB.

"O Brasil perdeu hoje o ex-ministro Euclides Scalco. Com a saúde fragilizada, seu quadro foi agravado pela covid. Scalco foi presidente de Itaipu e deputado. Abraçou a democracia como bandeira e ajudou a fundar o PSDB. Lamentamos sua partida e abraçamos solidariamente a família", disse uma nota publicada no Twitter da legenda.

Scalco estava com a saúde debilitada há meses e, em 2019, recebeu o título de cidadão honorário do Paraná.

Formado em Farmácia, casou-se com Terezinha Marcolin Scalco com quem teve quatro filhos. Começou na vida política, como vereador e prefeito de Francisco Beltrão (PR) pelo PTB.

No período da ditadura militar, foi um dos fundadores do MDB, em 1966. Foi eleito deputado federal três vezes e participou da assembleia nacional constituinte que deu origem à Carta Magna de 1988.

Scalco foi nome forte na campanha presidencial de Fernando Henrique Cardoso e, apesar de deixar o PSDB, partido que também ajudou a fundar, em 1995 por desavenças internas, foi chamado para participar do governo no primeiro mandato do tucano (1994-1998). Ele ocupou a diretoria-geral brasileira da Itaipu Binacional em 1995 e, no segundo mandato do tucano, foi chamado para ser ministro chefe da Casa Civil de FHC.

O senador Álvaro Dias (Podemos) foi um dos primeiros a comentar a morte do político. "Euclides Scalco deixa um legado de seriedade e honradez. Discorde politicamente dele, quem desejar, mas certamente todos haverão de reconhecer a sua grandeza de caráter, lealdade às suas convicções e dignidade. Cumpriu com altivez sua missão", escreveu ele no Twitter.

Gustavo Fruet, ex-prefeito de Curitiba e deputado federal (PDT-PR), também lamentou a morte de Scalco. "Após um período de resistência e luta, marca de vida, faleceu o dr. Euclides Scalco. Uma das grandes referências e inspiração para minha trajetória na vida pública! Uma honra ter estado ao seu lado em momentos desafiadores, inclusive na eleição do Senado em 2010", escreveu ele no Twitter.