PUBLICIDADE
Topo

Política

Policiamento de motociata de Bolsonaro custou R$ 1,2 milhão, diz governo

Governo usou 6.300 policiais, aeronaves, drones e 600 viaturas - Reprodução/BandNews TV
Governo usou 6.300 policiais, aeronaves, drones e 600 viaturas Imagem: Reprodução/BandNews TV

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

12/06/2021 15h43

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que o policiamento extra para a motociata do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) custou R$ 1,2 milhão. O evento político reuniu milhares de pessoas em São Paulo neste sábado (12) e houve coro contra o governador João Doria (PSDB), adversário do presidente.

De acordo com a Secretaria, o ato foi monitorado por câmeras fixas, móveis e em fardas de policiais. O reforço no policiamento foi feito "para garantir a segurança da população, a fluidez no trânsito e o direito à livre manifestação", segundo a assessoria do órgão.

O trajeto tinha 129 quilômetros e incluiu ruas e rodovias de São Paulo e da região de Jundiaí (SP). Foram usados mais de 6.300 policiais das três forças de segurança estaduais, cinco aeronaves, dez drones e 600 viaturas, entre carros, motocicletas e bases comunitárias móveis

Todo ato foi monitorado pelo sistema Olho de Águia, por meio de câmeras fixas, móveis, motolink e bodycams"
Nota da Secretaria de Segurança Pública

Presidente foi multado e andou com placa coberta

Mais cedo, Jair Bolsonaro, seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado pelo PSL, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Franklin, foram multados por desrespeitarem a lei que obriga o uso de máscaras de proteção facial em locais públicos durante a pandemia de coronavírus.

Como mostrou o UOL, Bolsonaro pilotou moto com uma placa coberta, uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito que prevê apreensão e remoção do veículo.

Mas o Ministério da Infraestrutura, que comanda o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disse que as regras "são válidas apenas para vias abertas a circulação". O ministério é dirigido por Freitas, que foi multado por não usar máscaras.

A Secretaria de Segurança não informou se aplicou multas por causa de placas cobertas na motociata. "O Comando de Policiamento de Trânsito da Capital e a Polícia Rodoviária informam que todas as infrações de trânsito constatadas durante o ato realizado neste sábado (12) estão sendo lavradas e encaminhadas aos órgãos competentes."

Política