Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto diz que saúde de Bolsonaro deveria ser assunto transparente

Colaboração para UOL

14/07/2021 09h49

Em entrevista ao UOL News hoje, o colunista Leonardo Sakamoto criticou a falta de transparência do governo Bolsonaro por não informar o estado de saúde do presidente com antecedência.

Jair Bolsonaro (sem partido) cancelou o encontro que estava marcado para hoje com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, Arthur Lira (presidente da Câmara de Deputados) e com Rodrigo Pacheco (presidente do Senado). Segundo a assessoria do presidente, Bolsonaro passa por exames para investigar as causas dos soluços constantes que apresentou nos últimos dias.

Para Sakamoto, a saúde de um presidente é assunto de interesse público e precisa ser divulgada.

"Transparência não é concessão, é uma obrigação. A condição de saúde de um presidente é de interesse público, isso causa impacto na vida da pessoas. Uma ida ao hospital deve estar presente na agenda, e quando é emergencial precisa ser anunciado", disse.

O colunista relembrou outras situações em que a assessoria não divulgou o estado de saúde do presidente.

"Várias vezes que Bolsonaro foi ao Hospital das Forças Armadas a imprensa precisou investigar o que tinha acontecido. Isso deveria ser bastante transparente. Temos exemplos de outros políticos que praticaram dessa forma, o Bruno Covas, por exemplo, no caso do câncer. Agora, o que a gente pode fazer é desejar melhoras para o presidente e pedir que seu governo seja mais transparente", declarou Sakamoto.