Topo

Esse conteúdo é antigo

Fakhoury reconheceu pagamento de despesas eleitorais, diz senador

Colaboração para o UOL

30/09/2021 19h09

O empresário Otávio Oscar Fakhoury, que depôs hoje à CPI da Covid, admitiu o pagamento de despesas eleitorais do então candidato a presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na campanha de 2018, afirmou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), suplente da comissão no Senado.

Fakhoury foi convocado pelos senadores por suspeita de financiar notícias falsas durante a pandemia. À comissão, ele negou ter feito doações eleitorais para Bolsonaro, no entanto, reconheceu investimentos em grupos bolsonaristas responsáveis por distribuir materiais em favor do político.

"Já está comprovado o pagamento de despesas eleitorais, pagamento não declarado para a Justiça", disse Vieira, em entrevista ao UOL News. "Mas não é questão pra CPI, e sim para a Justiça Eleitoral. Existem processos em andamento nesse sentido."

O parlamentar defendeu que a comissão de inquérito não perca o foco em sua reta final, pois faz um trabalho importante na "defesa da saúde pública".

"Se a gente tenta transformar a CPI numa espécie de varejão, onde se coloca tudo, a tendência é a dispersão", comparou. "É preciso concentrar e entender que o Brasil vive um momento ainda muito grave."

"A participação do governo federal é fundamental pra entender como afundamos tanto e quais foram as consequências disso, quem são os responsáveis e como podemos evitar que isso volte a acontecer. É para isso que serve a CPI", defendeu.

Alessandro Vieira também classificou a oitiva de hoje como de "baixa relevância" para a investigação da CPI. "Foi apenas uma amostra dessas figuras patéticas que cercaram o governo Bolsonaro e que investem na desinformação e ignorância — que mata e prejudica as pessoas."