Topo

Esse conteúdo é antigo

Membros do PSDB se unem à esquerda em SP: 'Estamos aqui contra Bolsonaro'

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

02/10/2021 16h22Atualizada em 02/10/2021 19h04

Integrantes do PSDB de São Paulo compareceram hoje à tarde ao ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na avenida Paulista. Eles integram o Bloco Democrático, composto por representantes de mais de 30 entidades, entre elas partidos de esquerda, como o PDT e o PCdoB. Os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), pré-candidatos à presidência da República, não foram ao ato na capital paulista.

"Não é um problema [estar ao lado de militantes de partidos de outras correntes políticas]. Não estamos aqui para defender candidatos do nosso partido. Estamos aqui contra o Bolsonaro", disse Carolini Gonçalves, presidente do núcleo religioso do PSDB.

Carolini entende que o governo Bolsonaro representa uma ameaça à democracia. "Democracia é poder discordar. Será que com Bolsonaro eu vou poder ser oposição em 2022?", questionou.

Leandro Braga, que também faz parte da sigla, entende que o momento é de união entre partidos tradicionalmente rivais na luta contra o bolsonarismo.

"Não é uma decisão de um grupo. É uma frente nacional contra esse governo de abusos e ações contra a saúde pública em meio a uma pandemia", argumentou. "Nesse momento, a união é necessária pela sobrevivência da democracia", completou.

Com faixas atacando Bolsonaro e críticas à condução do combate à pandemia pelo Ministério da Saúde e à alta de preços (principalmente do gás de cozinha), os atos contra o governo federal e pelo impeachment do presidente da República ocorreram desde a manhã de hoje nas principais capitais. A maior concentração pela manhã ocorreu no Rio de Janeiro. Em São Paulo, os manifestantes se concentram na região do Masp, na avenida Paulista —o ato acontece à tarde.