Topo

Esse conteúdo é antigo

Barroso exalta Congresso, STF e TSE e garante eleições livres em 2022

Do UOL, em São Paulo

04/10/2021 10h43Atualizada em 04/10/2021 15h23

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, garantiu hoje eleições livres em 2022 e exaltou o papel do Congresso Nacional, STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE na defesa da democracia.

Sem citar nomes, Barroso voltou a comentar sobre os ataques sofridos pelas instituições. Em setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convocou milhares de apoiadores às ruas em uma demonstração de força. Os manifestantes pediam o fechamento do STF e se posicionaram contra o Congresso. Em discurso golpista, Bolsonaro atacou os ministros do STF —em especial, o próprio Barroso e Alexandre de Moraes.

A estratégia antidemocrática ataca instituições judiciais e eleitorais como forma de minar a democracia e, para protegê-la, só há um remédio na farmacologia jurídica: instituições fortes, sociedade civil mobilizada e imprensa livre. Por essa razão, somos todos militantes da proteção da democracia no Brasil.
Ministro Luís Roberto Barroso no Seminário Internacional Integridade Eleitoral na América Latina

"Felizmente, o Congresso Nacional, STF e TSE têm sido bons guardiões da democracia, que resistiu e se consolidou diante de muitos ataques vindos de diferentes pontos", acrescentou Barroso.

Estou seguro que chegaremos às eleições de 2 de outubro de 2022 com instituições funcionando, eleições livres e uma campanha aberta robusta, mas digna para a escolha do novo presidente do Brasil e as representações no Congresso Nacional.
Ministro Luís Roberto Barroso garante eleições livres em 2022

Em seu discurso, Barroso também afirmou ter sido questionado por um dos participantes do seminário sobre como o TSE resistiu a meses de ataques grosseiros e mentirosos. "A verdade é que o mal existe e é poderoso, mas não pode mais do que o bem. Essa talvez seja minha crença mais profunda. Resistimos aos ataques e vencemos com verdade e boa-fé. Ao contrário do que os tempos agressivos e cheios de ódio possam sugerir, essas são as forças mais poderosas do universo: trabalho honesto, princípios, verdade e boa-fé".

O seminário promovido hoje pelo TSE acontece a um ano das eleições presidenciais do Brasil e debate, com autoridades eleitorais da América Latina e observadores, a "erosão da democracia" em diferentes países e como preservar o sistema político.