Topo

Esse conteúdo é antigo

Em discurso, Bolsonaro chama Torre de Pisa de 'torre de pizza'; assista

Do UOL, em São Paulo

04/11/2021 14h47Atualizada em 04/11/2021 15h20

Em discurso na abertura do leilão do 5G nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou o monumento italiano Torre de Pisa de "torre de pizza". Tanto em italiano quanto em português, a pronúncia é como se lê, "Pisa".

"Estive há pouco na Itália, todo o percurso fiz de carro, total de duas horas, todo o percurso tinha internet. Mas me marcou quando fui visitar a 'torre de pizza'. Um garoto perguntou, 'E a Amazônia, está pegando fogo?' Uma das idas minhas à Amazônia, estava eu e o Fábio [Faria, ministro das Comunicações]. Passamos em duas comunidades indígenas, dos tucanos e ianomâmis. O que eles pediram para nós? Pediram internet", disse.

Essa é a terceira confusão com nomes feita pelo presidente nos últimos três dias. Na terça-feira (2), ele confundiu o enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas, John Kerry, com o ator e humorista Jim Carrey. Ontem, ele chamou o senador italiano que o recebeu no país, Matteo Salvini, de "Salvati".

O engano divertiu usuários do Twitter, que compartilharam o trecho do vídeo e montagens com o momento.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.