Topo

Esse conteúdo é antigo

No Qatar, Bolsonaro participa de 'motociata' e encontra presidente da Fifa

Do UOL, em São Paulo

17/11/2021 10h03Atualizada em 17/11/2021 14h38

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou na manhã de hoje (horário de Brasília) de uma "motociata" em Doha, no Qatar. O mandatário está viajando pelo Oriente Médio, para, segundo ele, tentar atrair investimentos estrangeiros e visitar o pavilhão do Brasil na Expo 2020, feira universal em Dubai com a presença de diversos países (adiada para este ano devido à pandemia).

O passeio de Bolsonaro foi transmitido na página do Facebook do presidente. Ele foi acompanhado por um pequeno grupo de motociclistas e foi até o estádio Lusail, que sediará jogos da Copa do Mundo em 2022.

No local, ele posou para fotos com o presidente da Fifa, Gianni Infantino. O encontro não estava previsto na agenda oficial de Bolsonaro divulgada no site do Governo.

Jair Bolsonaro ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino - KARIM JAAFAR/AFP - KARIM JAAFAR/AFP
Jair Bolsonaro ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino
Imagem: KARIM JAAFAR/AFP

"Motociclistas do Brasil, estou no Qatar, fui convidado a dar um passeio de moto na capital. Vamos dar uma volta de uns 30, 40 minutos e retornar para cá. A febre, aquilo que foi plantado no Brasil pelos motociclistas, vai pegar no mundo todo", disse o mandatário no início da transmissão.

No Brasil, o presidente já participou de "motociatas" em diversas cidades. Em junho, em São Paulo, o evento reuniu 12 mil motos, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública). O passeio custou quase meio milhão de reais aos cofres públicos, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República. Na ocasião, ele foi multado pelo governo paulista por não usar máscara de proteção contra a covid-19.

Viagem ao Oriente Médio

Antes de chegar ao Qatar, seu terceiro e último destino da viagem, o presidente esteve no Bahrein, onde participou da inauguração da embaixada brasileira na capital Manama, e em Dubai, nos Emirados Árabes.

Em Doha, Bolsonaro deve se encontrar com o emir Tamim ben Hamad al Thani e provavelmente visitará o Estádio Lusail, que sediará a final da Copa do Mundo de 2022.

Integram a comitiva brasileiro os ministros Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Defesa), Carlos França (Relações Exteriores), Gilson Machado (Turismo) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). A primeira-dama Michelle Bolsonaro também acompanha o chefe do Executivo na viagem.