Topo

Esse conteúdo é antigo

Modelo de prévias adotado pelo PSDB veio para ficar, diz Marco Vinholi

Colaboração para o UOL

19/11/2021 19h10

Em entrevista ao UOL News, o presidente do diretório do PSDB de São Paulo, Marco Vinholi, afirmou que o modelo de prévias para a escolha do candidato tucano ao Planalto demonstra para a sociedade uma "democracia interna" que se refletirá num possível governo federal.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio disputam no domingo (21) as eleições internas que decidirão quem será o candidato sa sigla à Presidência da República.

Na avaliação de Vinholi, o partido "sai maior" ao mostrar "vigor" à sociedade com as prévias. "Entendemos que esse modelo de prévias veio para ficar e é algo que vai se consolidar cada vez mais nos partidos do Brasil, que querem demonstrar para a sociedade uma democracia interna pujante", disse.

Segundo Vinholi, essa prática partidária reforça a maneira como as questões democráticas serão tratadas num potencial governo. "É assim que acontece nos Estados Unidos, por exemplo", completou.

Para ele, o clima de "unidade" do partido entre os pré-candidatos foi construído nessa reta final de campanha das prévias. Nesta semana, Doria, Leite e Virgílio participaram de um debate na CNN Brasil.

"No último debate, foi mais observado esse potencial na unidade. Assim acontece também nas prévias americanas, caneladas no meio do processo, mas isso vai se consolidando de maneira intensa, sobretudo com os pré-candidatos", afirmou.