Topo

Ataque hacker não está descartado, diz coordenador das prévias do PSDB

Colaboração para o UOL

22/11/2021 18h30

Em entrevista ao UOL News, Marcus Pestana, coordenador das prévias do PSDB, afirmou que a possibilidade de ataque hacker ao aplicativo que definiria o candidato a presidente do partido nas eleições de 2022 não está descartada.

Por problemas técnicos na ferramenta, a votação de ontem foi paralisada e a sigla adiou a definição do candidato. Disputam a candidatura os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

A votação estava sendo feita por filiados e, segundo nota divulgada pelo PSDB, os votos já registrados ficarão armazenados. Estima-se que menos de 10% dos quase 45 mil votantes inscritos conseguiram efetuar o voto.

Na avaliação de Pestana, do ponto de vista político, as prévias foram um "absoluto sucesso". "É a primeira vez que um grande partido, ao invés de decidir numa sala fechada, com três, quatro pessoas, os caciques, abre para 45 mil pessoas optarem quem vai ser o candidato à presidência da República do PSDB".

Entretanto, disse o coordenador, esse esforço político foi "obscurecido e eclipsado" por uma falha tecnológica. "Ainda não está descartada a possibilidade de um ataque hacker, porque o aplicativo funcionou muito bem das 7h às 8h15 e depois ficou impressionantemente lento", analisou.