Topo

Esse conteúdo é antigo

Dallagnol se filiará ao Podemos na sexta com presença de Moro

Deltan Dallagnol é cotado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem - José Cruz/Agência Brasil
Deltan Dallagnol é cotado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

06/12/2021 16h54

O Podemos anunciou a filiação do ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol para a próxima sexta-feira (10), às 11h. O evento será realizado em Curitiba (PR) e contará com a presença do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro, pré-candidato à presidência pela sigla.

Dallagnol é cotado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem.

Com um forte discurso de combate à corrupção, o ex-coordenador disse em entrevista ao site "O Antagonista", na semana passada, que o Brasil "precisa de pessoas que se comprometam com o combate à corrupção com mais do que palavras".

"O governo elegeu de 30 a 40 prioridades em fevereiro ou março deste ano, se você jogar no Google você vai ver se é 30 ou 40, e adivinhe quantas prioridades tinham a ver com combate à corrupção? Zero, nenhuma, nada. Cara, como ele [presidente Bolsonaro] tem um discurso de campanha e depois ele não cumpre o que fala?", comentou.

A fala de Dallagnol se refere à lista de projetos prioritários entregue pelo atual mandatário aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em fevereiro deste ano. O texto incluiu medidas esperadas, como reforma tributária e administrativa, além de privatizações e autonomia do Banco Central, mas tem ênfase também nas chamadas pautas de costumes defendidas pela militância bolsonarista.

Apesar da crítica ao presidente, Dallagnol desceu o tom na sequência e afirmou não querer atacar ninguém, mas sim lutar pela "causa" de combate à corrupção.

Em novembro de 2019, por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) mudou de entendimento e vetou a prisão de condenados em segunda instância. Um dia depois, beneficiado pela decisão, o ex-presidente Lula (PT) foi solto na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba, após determinação da Justiça Federal.

À época, Lula havia sido condenado pelo caso do tríplex do Guarujá (SP), derivado da Operação Lava Jato, mas todas as condenações contra o ex-presidente feitas pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava Jato foram anuladas pelo STF em abril deste ano.

Leita nota na íntegra

O Podemos tem a honra de receber na próxima sexta-feira (10/12), às 11h, a filiação de Deltan Dallagnol, além de outras importantes lideranças do Paraná que ingressarão na legenda.

O evento contará com a presença de Sergio Moro, da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, e dos senadores Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns.

SERVIÇO

Local: Hotel Mabu, Rua XV de Novembro, 830, Curitiba

Data e horário: 10/12/2021, às 11h.