Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria e Leite se encontram em São Paulo após tensão das prévias do PSDB

Eduardo Leite e João Doria; tucanos se encontram publicamente pela primeira vez após prévias do partido - Divulgação
Eduardo Leite e João Doria; tucanos se encontram publicamente pela primeira vez após prévias do partido Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 20h23

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se reuniu hoje com o governador de São Paulo, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes. É o primeiro encontro público entre eles desde as prévias do PSDB, em que o paulista derrotou o gaúcho na disputa pela candidatura do partido à Presidência em 2022.

De acordo com a assessoria de ambos, eles conversaram sobre como fortalecer a sigla. "Depois do processo que enfrentamos, é natural buscarmos essa aproximação agora", disse Leite.

"O diálogo entre nós e também com partidos do centro democrático liberal é essencial para a construção de um futuro melhor", afirmou Doria.

A fala dos governadores acontece após uma votação interna tensa, marcada por confrontos, acusações de fraude e dificuldades técnicas que atrasaram o resultado em uma semana. Inicialmente, a decisão estava prevista para o dia 20, mas o aplicativo que registrava os votos deu pane —há suspeitas de que tenha havido um ataque hacker.

O entrave tecnológico se misturou com o político, e parte dos filiados acredita que o partido saiu do processo mais fragmentado do que entrou.

Antes de se reunir com Doria, Leite recebeu Sergio Moro no palácio do governo gaúcho. O ex-juiz se filiou recentemente ao Podemos para concorrer à Presidência. Pouco depois das prévias, Leite também disse que o PSDB tinha de se manter aberto para negociação.

"Minha postura sempre foi estar aberto para negociar com os demais partidos políticos. Se houver alguém com melhor condições de se viabilizar como uma alternativa a Lula e Bolsonaro, entendo que precisamos estar abertos a essa discussão", afirmou.

As últimas pesquisas eleitorais mostram um desempenho fraco do candidato tucano. Um levantamento divulgado ontem pela Genial Investimentos e Quaest Consultoria mostra Doria com apenas 2% das intenções de voto.