Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro: Prefiro ser alvo dos ataques de Bolsonaro a ser cúmplice dele

Do UOL, em São Paulo*

09/12/2021 09h43Atualizada em 09/12/2021 13h16

O presidenciável Sergio Moro (Podemos) disse hoje, em entrevista à Rádio Tupi, que preferiu ser alvo dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores do que ser "cúmplice" do governo federal ao deixar o cargo de ministro da Justiça, em abril de 2020.

Então, você vai percebendo que aquela promessa que ele [Bolsonaro] tinha feito para você, de que eu ia ter carta-branca para combater a corrupção e fazer meu trabalho, que ele não ia proteger ninguém, era mentira. Mas fui ficando [no ministério] porque acreditei que era possível fazer alguma coisa ainda. Até que chegou em um limite, que ele tomou aquela decisão de interferir na PF, aí eu falei: 'agora não posso ficar mais'. Agora é escolher ser alvo de ataques do grupo dele ou ser cúmplice dele. Eu prefiro ser alvo.
Sergio Moro (Podemos) em entrevista à Rádio Tupi

Moro deixou o cargo de ministro da Justiça em 2020 após o presidente decidir exonerar o então diretor-geral da PF (Polícia Federal) Maurício Valeixo, profissional de confiança do ex-juiz. À época, Moro disse que Bolsonaro queria interferir na Polícia Federal. Segundo a colunista do UOL Carla Araújo, Bolsonaro prestou depoimento no início de novembro e negou qualquer interferência no órgão.

O ex-juiz da Operação Lava Jato explicou que percebeu "progressivamente" que o presidente não apoiava suas pautas quando estava no Ministério da Justiça e classificou a atitude de Bolsonaro como uma "sabotagem" ao seu trabalho.

Como exemplo da acusação de "sabotagem", Moro citou que Bolsonaro sancionou a lei do pacote anticrime em 2019 mesmo após o seu pedido para vetar todo o texto.

Segundo Moro, o texto original da lei — feita pelo ex-juiz — era o ideal, mas as modificações do projeto ao passar na Câmara afetaram demais às medidas previstas "que prejudicavam o combate à corrupção" e, por isso, queria o veto completo do texto, o que não foi concedido pelo mandatário.

'Orgulho de não proteger o presidente'

Moro afirmou também ter "orgulho" de não ter protegido o presidente e membros do governo de investigações da PF (Polícia Federal), Receita Federal e do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

A fala de Moro foi uma reação à declaração do chefe do Executivo ontem que assumiu que esperava uma interferência do seu ex-ministro da Justiça em órgãos de investigação. "Esse cara não fez absolutamente nada para que Coaf e Receita não bisbilhotassem minha vida e dos brasileiros", declarou o atual mandatário em entrevista à Gazeta do Povo. "Pode investigar o presidente? Pode, mas legalmente", emendou.

O presidente até disse lá que ele não gostava de mim porque eu não protegi a família dele da investigação da PF, do Coaf, da Receita Federal. Isso é um absurdo. Eu tenho orgulho de não ter protegido ele porque eu sempre tive um compromisso com a lei e a lei não pode proteger ninguém, ainda mais político lá em Brasília fazendo coisa errada. Então, assim, a minha proposta é falar com a verdade. Se a verdade desagradar o Bolsonaro ou o Lula, paciência, mas a verdade é essa.

O presidenciável ainda disse que hoje sabe que o chefe do Executivo queria que o Coaf voltasse para o Ministério da Economia em vez de permanecer no Ministério da Justiça — como Moro defendia. Antes do governo Bolsonaro, o Conselho era do Ministério da Economia, mas passou a ser da Justiça após Moro solicitar a mudança como critério para assumir a pasta.

Em maio de 2019, a transferência do Coaf para a Economia foi aprovada na Câmara. Em dezembro do mesmo ano, o Senado aprovou a MP (Medida Provisória), proposta pelo governo, que transferia o Coaf da Economia para o Banco Central do Brasil e, em janeiro de 2020, o texto foi sancionado, sem vetos, por Bolsonaro.

O Coaf, criado em 1998, tem a atribuição de monitorar as atividades financeiras e de produzir informações para prevenir e combater a lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, aplicando penas administrativas a entidades do sistema financeiro que não enviarem os dados necessários para esse trabalho de inteligência.

"Agora a gente sabe que o próprio presidente queria que o Coaf fosse para o Ministério da Economia e sabotou o Ministério da Justiça. Hoje mesmo ele fala que ele ficou desapontado comigo porque eu não agi para proteger os filhos dele da investigação da Receita e do Coaf. Como é que eu vou fazer isso? Olhar na cara dos brasileiros e estar protegendo o presidente da República de investigação, protegendo quem fez coisa errada. Eu jamais ia fazer isso", completou o ex-juiz.

*Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo