Topo

Em acordão com oposição, Milton Leite é reeleito presidente da Câmara de SP

O vereador Milton Leite (DEM), presidente da Câmara Municipal de São Paulo - Câmara Municipal de São Paulo
O vereador Milton Leite (DEM), presidente da Câmara Municipal de São Paulo Imagem: Câmara Municipal de São Paulo

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

15/12/2021 12h06

O vereador Milton Leite (DEM) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo por meio de acordão que uniu opositores a apoiadores do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em sua sétima legislatura seguida como vereador, esta é a quarta gestão de Leite à frente da Casa. Ele já foi presidente entre 2017 e 2018 e eleito mais uma vez no início deste ano, na posse do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), morto em maio, em um acordão que também uniu do PT ao PSDB.

Leite foi eleito com 49 votos. Como na última eleição, em 1º de janeiro, ele só teve o PSOL como oposição — desta vez, com candidatura do vereador Celso Gianazzi (PSOL), que teve apenas os seis votos do partido. Ao expressar seu voto, o psolista provocou chamando a Câmara de "puxadinho do Executivo".

A eleição de Leite já era esperada. Na última candidatura, já havia tido um acordão para a eleição do democrata. Como da última vez, o PT, acanhado, justificava seu voto pela proporcionalidade das bancadas e colocar o vereador Alfredinho (PT) como primeiro secretário. O vereador Xexéu Tripoli (PSDB) chegou a flertar com uma candidatura, mas a retirou.

Em seu discurso, Leite defendeu que, sob sua gestão, a Câmara teve gestão democrática e não prolongou o recesso no meio do ano. Natural da zona sul e ativo na política desde 1997, ele é ainda presidente municipal do DEM e principal figura do partido no estado.

Nos bastidores, foi um dos grandes articuladores para o nome de Nunes como vice de Covas na última eleição. É, também, um dos grandes apoiadores à candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), seu ex-companheiro de partido, ao governo do estado, e ao governador João Doria (PSDB) à presidência.

Mesa diretora

As cartas para esta manhã já estavam dadas. O acordão, apoiado pelo PT, leva em consideração a proporcionalidade das bancadas da Casa. Com o acordo, Alfredinho concorrerá sozinho à primeira secretaria da Casa. Foram eleitos:

  • Presidente: Milton Leite (DEM)
  • 1ª vice-presidente: Rute Costa (PSDB)
  • 2º vice-presidente: Atílio Francisco (Republicanos)
  • 1º secretário: Alfredinho (PT)