Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornal: Irmão de Bolsonaro atua em cidade beneficiada com orçamento secreto

O presidente Jair Bolsonaro e o irmão Renato Bolsonaro - Reprodução/Facebook/Renato Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro e o irmão Renato Bolsonaro Imagem: Reprodução/Facebook/Renato Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

07/01/2022 11h07Atualizada em 07/01/2022 17h13

A cidade de Miracatu (SP), onde o irmão do presidente Jair Bolsonaro (PL) é chefe do gabinete do prefeito, foi beneficiada com verbas do orçamento secreto, segundo reportagem do jornal O Globo. Renato Bolsonaro atua no município comandado por Vinícius Brandão (PL) e que foi beneficiado com o empenho (reserva para gasto) de R$ 35 milhões em verbas da União.

Levantamento realizado pelo jornal apontou que a soma foi empenhada entre os dias 17 e 30 de dezembro por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional; Agricultura; Cidadania e Turismo. Ao menos R$ 10 milhões são oriundos de emendas de relator do orçamento secreto, conforme o Portal da Transparência.

Documentos obtidos pelo jornal mostram que o dinheiro deverá ser gasto para comprar tratores, fazer a manutenção de estradas vicinais, melhorar a drenagem das ruas, além de ser usado em outras obras do centro de eventos de Miracatu.

De acordo com apuração de O Globo, o papel de Renato Bolsonaro foi fundamental para que ao menos parte dos empenhos saísse — ele conversou diretamente com o ministro da Cidadania, João Roma, sobre o assunto. Só depois disso os recursos foram reservados.

João Roma confirmou ao jornal o pedido de Renato Bolsonaro. "Ele é irmão do presidente, circulou (nas outras pastas) e, talvez até pelo jeito dele, suave, todo mundo tem vontade de ajudar o cara. Dá vontade de ajudar. Mas (ele) não é aquela pessoa que fica vendendo prestígio. Não é dessas criaturas que a gente vê em Brasília a vida toda".

Uma das emendas parlamentares que beneficiou a cidade de 20 mil habitantes partiu do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobrinho de Renato. Em dezembro, ele postou um vídeo comemorando a chegada de uma retroescavadeira comprada por meio da destinação feita pelo parlamentar.

"Miracatu hoje recebeu uma escavadeira, adquirida através de emenda parlamentar do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, equipamento que será muito útil em diversas necessidades que nosso município precisa , a população agradece ao deputado Eduardo Bolsonaro, ao prefeito Vinícius e todos os funcionários municipais que se dedicaram para esta conquista", escreveu ele nas redes sociais.

Renato e o chefe do Executivo federal tem contato permanente. Em novembro, ele postou uma foto almoçando ao lado do presidente em Brasília, após a filiação ao PL. Renato também é filiado ao partido. Uma semana antes, ele postou uma foto ao lado do mandatário e disse que visitou Brasília em busca de "apoio ao desenvolvimento de Miracatu".

Prefeitos de cidades próximas a Miracatu reclamaram ao jornal por não receber a mesma atenção por parte do governo federal.

"A gente tem os recursos federais, mas são aqueles de repasses obrigatórios. Eu gostaria muito de ter um recurso desses chegando para o município. Apanhei muito dos militantes de Bolsonaro quando ele veio aqui na minha cidade comer pastel. Eu queria mostrar para ele os problemas do município, cobrar recursos, mas ele comeu pastel e foi embora", disse à reportagem o prefeito de Peruíbe Luiz Maurício, do PSDB.

Procurados pelo jornal, a prefeitura de Miracatu e Renato Bolsonaro não se pronunciaram. O UOL também procurou o gabinete da administração municipal e tenta contato com a assessoria de imprensa da prefeitura. O espaço está aberto para manifestação. O Ministério do Turismo informou que a verba destinada à cidade se refere a "recursos de programação do órgão" para a "melhoria da infraestrutura turística".

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), vinculado ao Ministério da Agricultura, informou que os procedimentos "seguiram todos os normativos técnicos e legais, e de forma transparente". Os Ministérios da Cidadania e do Desenvolvimento Regional também não se pronunciaram.