Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: 'Muitos evangélicos não votarão de olho na Bíblia, mas no bolso'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2022 20h30

Em participação no UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto repercutiu a disputa pelo eleitorado evangélico entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na corrida para as eleições, matéria da Folha mostra que aliados de ambos políticos usam estratégias diferentes para atrair a fatia evangélica: petistas querem foco na economia, enquanto Bolsonaro deve apostar no discurso ideológico.

"Grande parte dos evangélicos não vai votar de olho na Bíblia, mas no bolso", afirmou Sakamoto. "Temos fome, recessão, desemprego e números terríveis para a economia. Isso afeta principalmente as classes mais populares e se tem uma grande quantidade de evangélicos entre elas."

"Se a estratégia do PT for nesse sentido, está correta. Bolsonaro tenta fisgar e manter esse público [evangélico] através de um discurso extremamente ideológico, com ajuda de lideranças fundamentalistas de extrema-direita, e vai tentar puxar por aí até porque ele não tem muito o que mostrar", acrescentou o jornalista.

Segundo Sakamoto, mesmo entre evangélicos que não são apoiadores de Lula há lembrança de "bonança" para determinados grupos sociais durante o governo petista.

"No Datafolha, Lula lidera entre os evangélicos porque há uma percepção de que com Bolsonaro eles comem o pão que o diabo amassou. Enquanto isso, o PT vai tentar fazer a lembrança que havia 'carne e cerveja' na mesa. O PT vai tentar trazer esse debate para fora da questão ideológica e religiosa, e ir para o do bolso do dia a dia."