Topo

Esse conteúdo é antigo

Maia desenha nariz de Pinóquio em foto de Moro e diz: 'Não engana ninguém'

"Foi para o governo Bolsonaro com a promessa de uma vaga no STF", disse Maia sobre Moro - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
"Foi para o governo Bolsonaro com a promessa de uma vaga no STF", disse Maia sobre Moro Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 21h55Atualizada em 11/01/2022 22h11

Ex-presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ) sugeriu hoje que o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos), mentiu ao dizer que aceitou integrar o governo atual para "evitar maluquices" do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Maia, Moro assumiu o cargo porque, na verdade, esperava ser indicado para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

O ex-ministro da Justiça deixou o governo Bolsonaro em abril de 2020, após acusar o presidente de interferir na Polícia Federal.

"Foi para o governo Bolsonaro com a promessa de uma vaga no STF. Não engana ninguém. Um nariz de Pinóquio para ele", escreveu o deputado, fazendo menção ao famoso personagem da literatura infanto-juvenil cujo nariz crescia toda vez que contava mentiras. A publicação é acompanhada de uma foto de Moro com um "nariz de Pinóquio" desenhado.

A versão de Moro questionada por Maia foi citada hoje pelo ex-ministro, durante entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia. Na ocasião, Moro disse que Bolsonaro "desmantelou" o combate à corrupção, sendo o responsável pela volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral.

Ele também afirmou que aceitou comandar o Ministério da Justiça para proteger as pessoas dos "excessos" de Bolsonaro.

"Teve gente que falou: 'Foi um alívio você ir para o governo, porque protege as pessoas de excessos e da arbitrariedade do presidente", declarou. "Se eu tivesse ido pelo poder, estaria lá até hoje como ministro, não estaria sofrendo ataque de apoiadores [de Bolsonaro], que são enganados com mentiras".

A gente sabe que esse governo desmantelou o combate à corrupção, a gente sabe que esse governo quer entregar o poder ao Lula de novo. Ele [Bolsonaro] é o principal responsável por Lula ter voltado, porque esse governo é um fracasso.
Sergio Moro, à Rádio Metrópole