Topo

TSE julga na próxima terça registro do União Brasil, fusão de DEM e PSL

Luciano Bivar (PSL) e ACM Neto (DEM) no ato de fundação do União Brasil, em Brasília - Toninho Barbosa e Leandro Barros/Agência Liderança
Luciano Bivar (PSL) e ACM Neto (DEM) no ato de fundação do União Brasil, em Brasília Imagem: Toninho Barbosa e Leandro Barros/Agência Liderança

Rafael Neves e Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

03/02/2022 19h16

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) agendou para a próxima terça-feira (8) o pedido de registro do partido União Brasil, resultado da fusão entre DEM e PSL. A partir das 19h, os ministros vão decidir pela homologação ou não da nova legenda, que nasceu de um acordo fechado no final de setembro. Caso aprovado, o partido usará nas urnas o número 44.

A legenda, que foi inaugurada no ano passado, já nascerá como a maior força do Congresso caso seja formalizada. Hoje os partidos têm, juntos, 91 deputados e 7 senadores. Boa parte dos parlamentares do PSL, porém, deverá seguir a mudança do presidente Jair Bolsonaro para o PL ou migrar para outras siglas.

A saída de parte dos congressistas será liderada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), que já confirmou que se filiará ao PL em março, com a abertura da janela para troca de partidos.

Chefiado pelo deputado Luciano Bivar (PSL-PE), o PSL tem a maior bancada na Câmara, com 55 deputados, mas o grupo está rachado desde que Bolsonaro deixou a sigla, ainda no final de 2019.

A fusão entre as duas legendas deverá, de toda forma, criar uma das maiores forças políticas do Congresso a partir desse ano. Para fazer frente a ela, outras legendas têm articulado a formação das chamadas federações partidárias, criadas por lei no ano passado e que valerão pela primeira vez nas eleições 2022.

Por meio das federações, os partidos aliados somarão forças em outubro, mas terão que permanecer unidos por pelo menos os 4 anos seguintes. Na prática, as legendas unidas funcionarão no Congresso como um só bloco. A articulação mais avançada, que reúne o PT e mais três partidos, pode resultar em uma bancada de cerca de cem parlamentares.